4 ferramentas de gestão de empresas que você precisa conhecer

Você já parou para pensar nos benefícios que o uso de ferramentas de gestão de empresas podem proporcionar para o seu negócio? Elas correspondem a recursos tecnológicos pelos quais é possível realizar o gerenciamento de atividades da empresa a partir de um software específico para essa função.

Estas ferramentas são implementadas para a gestão de diversas áreas da empresa e servem para melhorar os resultados e oferecer uma visão ampla da administração aplicada, com seus pontos fortes e também onde há necessidade de realinhamentos ou correções.

Para te ajudar a entender melhor o assunto, neste artigo, separamos 4 ferramentas de gestão de empresas que podem facilitar o cotidiano administrativo de seu negócio e otimizar seus processos. Para saber mais sobre o tema, convidamos você a continuar a leitura!

1 – Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA é uma estratégia baseada nas palavras em inglês Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar) e Act (agir). Essa estratégia tem como objetivo a busca pela melhoria contínua, que defende a utilização de ciclos, onde o aperfeiçoamento é alcançado a partir de processos consecutivos de identificação de problemas e suas resoluções.

Com a execução do ciclo PDCA é possível alinhar as atividades desenvolvidas pela empresa e elevar o padrão de qualidade dos serviços prestados.

2 – KPI

Os Key Performance Indicators (KPIs), em português Indicadores Chave de Performance, são métricas usadas para avaliação de performance a partir de critérios estabelecidos previamente. A ideia de se usar os KPIs é medir a eficiência dos setores da empresa e a partir dos resultados determinar ações de aperfeiçoamento ou melhoria.

Entre os tipos de KPIs que podem ser implementados de modo estratégico em uma empresa estão: receita por produto, tempo de retorno sobre investimentos, taxa de satisfação dos clientes e colaboradores, entre outros.

3 – 5W2H

O 5W2H é uma metodologia japonesa com o objetivo de tornar o planejamento das demandas de uma empresa mais fáceis de serem administrados.

Os 5 W presentes na sigla representam as palavras em inglês What (o quê), Why (por quê), Where (onde), When (quando) e Who (quem). O 2H por sua vez, faz referência às iniciais das palavras também em inglês How (como) e de How much (quanto).

Simplificadamente, a ideia é promover melhorias na gestão com base nas respostas a essas perguntas norteadoras, facilitando assim que o foco no que é essencial seja mantido. Diante da necessidade de agilidade na tomada de decisões, o 5W2H oferece um rumo ao gestor, a partir do qual escolhas corporativas podem ser tomadas com confiabilidade.

4 – PM Canvas

Project Model Canvas (PM Canvas) propõe a organização dos projetos a partir de uma ferramenta visual, onde todo o projeto pode ser organizado em documento único. A partir das respostas a perguntas básicas como: o que? Por quê? Como? Quanto? E como? É possível orientar novos projetos e manter as etapas devidamente organizadas e acessível para todos os envolvidos.

Agora que você já conhece algumas opções e sabe a relevância do uso de ferramentas de gestão de empresas, pode avaliar qual melhor se adéqua às necessidades do seu negócio e implementar estratégias realmente eficazes. Com visão crítica e comprometimento é possível obter bons resultados.

Uma utilidade que se destaca por facilitar a gestão da empresa é o uso de um sistema integrado com bancos, uma vez que essa conexão permite a realização de processos com agilidade, praticidade e redução da burocracia.

Gostou do conteúdo? Então confira nosso artigo sobre a importância do planejamento financeiro para PMEs.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.