5 ps do marketing

Entenda agora mesmo quais são os 5 ps do marketing e como aplicá-lo!

O departamento de marketing é uma das principais áreas da administração de empresas. É nele que são tomadas as principais decisões estratégicas do negócio, o que impacta em todas as suas atividades. Há diversas abordagens estratégicas para fazer uma boa gestão desse setor. Entre elas, encontram-se os 5 Ps do Marketing.

Essa abordagem é extremamente útil para organizar os trabalhos do departamento e, principalmente, para que as pessoas entendam o que de fato é responsabilidade do marketing. Algumas pessoas ainda pensam que marketing é sinônimo de publicidade, mas as suas áreas de atuação englobam diversos outros fatores.

Quais são os 5 Ps do Marketing?

O conceito dos 5 Ps do marketing foi inicialmente desenvolvido por Jerome McCarthy e Phillip Kotler, autores estadunidenses, especialistas na área. Confira quais são eles.

1. Produto

O primeiro P se refere ao conceito de produto. Aqui, a empresa precisa fazer pesquisas para identificar quais são os desejos e necessidades do seu público para conceber soluções adequadas a eles, sejam produtos ou serviços.

O desenvolvimento de um produto inclui a definição de suas características, como: tamanhos, cores, modelos, funções, formas de venda, formas de consumo, embalagens, personalização e, principalmente, os diferenciais daquela solução em relação ao que a concorrência já oferece. Sem essa diferenciação, nenhuma empresa vence.

2. Preço

O segundo dos 5 Ps do marketing corresponde ao preço. Nesse aspecto, a empresa deve definir o valor financeiro que será cobrado do consumidor pelas soluções oferecidas. A definição desse preço envolve dois fatores: as necessidades da empresa e o valor agregado ao cliente.

As necessidades da empresa incluem pagar as suas próprias despesas, os colaboradores e fornecedores, além de obter uma margem de lucro. Já o valor agregado ao cliente corresponde a quanto o consumidor está disposto a pagar pela solução oferecida para o problema identificado. Naturalmente, isso também envolve o estudo dos preços praticados pela concorrência e a definição de diferentes formas de pagamento.

3. Praça

O terceiro P se refere à praça, ou seja, à distribuição do produto. Por isso, é preciso definir se esse produto tem distribuição internacional, nacional, regional, estadual ou municipal. Essa definição precisa de justificativas estratégicas, pois não se trata de uma escolha ao acaso.

Além disso, é preciso entender de que forma o consumidor vai adquirir aquele bem. Em lojas físicas? No website? Via aplicativo? Em redes sociais? Quais empresas farão o transporte e a entrega desses itens? Como funcionará a logística desse processo? O importante é estar onde o público-alvo estiver, evitar desperdícios e fazer uma entrega rápida e eficaz.

4. Promoção

O quarto dos 5 Ps do marketing refere-se à promoção, ou seja, às estratégias de divulgação dos produtos e serviços daquela marca. Resumidamente, pode-se dizer que esse é o P da comunicação de marketing.

Para que a marca seja visível, atraente e persuasiva, ela precisa ser muito bem comunicada. Isso pode ser feito de diferentes maneiras: publicidade tradicional (nos meios de comunicação de massa: rádio, televisão, jornais e revistas), marketing digital (websites, vídeos, blogs, redes sociais, e-mail marketing), relações públicas, assessoria de imprensa, ações promocionais, merchandising e promoção de eventos.

A escolha de estratégias, meios, veículos, verbas, períodos e duração de cada campanha também precisa de justificativas compatíveis com os objetivos de marketing e com o perfil do público.

5. Pessoas

Por falar em público, o quinto e último P refere-se às pessoas envolvidas no processo. É preciso conhecer muito bem o público-alvo da marca, preferencialmente construindo personas que orientem a tomada de ações estratégicas. Além disso, os próprios funcionários da empresa precisam ser muito bem treinados e capacitados para exercer as suas atividades.

Por fim, o conceito de pessoas em âmbito corporativo também inclui: empresas parceiras, canais de comunicação, times de vendas, investidores, fornecedores de materiais, enfim, todos os envolvidos nas atividades.

Os 5 Ps do marketing são importantes para que a organização possa compreender o seu cliente e oferecer a ele soluções sob medida para as suas necessidades. Além disso, eles garantem a prestação de serviços eficazes, com uma rede inteligente de distribuição e com uma comunicação clara e persuasiva. Assim, a empresa atrai e fideliza clientes, obtendo grandes lucros.

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