armazenamento de dados

Armazenamento de dados: entenda o que é e a sua importância!

A gestão estratégica de uma empresa envolve diversos fatores importantes para a tomada de decisões e para o posicionamento de mercado. Entre os principais pontos que requerem atenção especial, está o armazenamento de dados, uma vez que ele envolve a capacidade de manter informações essenciais com segurança e facilidade de acesso.

Conforme ocorreram os avanços tecnológicos, esse armazenamento se apresentou como uma forma de guardar documentos para usos diversos ou para uma consulta necessária em outro momento. Além disso, é uma maneira de modernizar a administração do negócio e melhorar os seus resultados.

Para ajudá-lo a entender a importância do armazenamento de dados e como adotar essa tecnologia em seu empreendimento, vamos falar sobre o assunto e apresentar as vantagens. Confira!

Como o armazenamento de dados funciona?

Ele corresponde a um sistema integrado pelo qual as empresas podem guardar e compartilhar informações relevantes com segurança, centralização e acessibilidade. Os sistemas de armazenamento funcionam a partir de servidores que são conectados a um disco rígido. O acesso ocorre por meio de protocolos específicos e de arquivos compartilhados.

Cada unidade de armazenamento veicula os dados e executa o software com confiabilidade e conforme as permissões definidas.

Quais são os principais tipos de armazenamento de dados?

Existem diferentes tipos de unidade de armazenamento de dados, sendo assim, é preciso conhecer as finalidades de cada um na hora de definir qual é o sistema mais adequado às necessidades da sua empresa. Confira, a seguir, quais são e quais as principais características de cada um.

Servidores

Servidores são computadores com alta capacidade de armazenar e processar dados. A principal função de um servidor é guardar e gerenciar a distribuição de diversos tipos e formatos de arquivos, como imagens, documentos de textos e planilhas, entre outros recursos operacionais.

Um sistema operacional pode ser tanto localmente instalado via rede interna quanto acessado remotamente em um data center. Conforme ocorre o aumento no volume de dados, é necessário que a empresa se adapte a essa necessidade, sendo um servidor um meio eficiente.

Dispositivos de storage

Correspondem a dispositivos externos usados para o armazenamento de dados, como cartões de memória, fitas, pendrives, DVDs, HDs e SSDs, entre outros. Eles são viáveis para empresas menores, uma vez que apresentam um custo inicial relativamente menor para a sua implementação, porém, conforme a organização cresce, é essencial optar por um servidor com uma maior capacidade operacional.

Armazenamento em nuvem

Diferentemente de outras opções que apresentam a necessidade de uma estrutura física para o armazenamento de dados, na modalidade em nuvem, as informações são guardadas em um ambiente totalmente virtual. Na verdade, o que se chama de “nuvem”, onde os dados são organizados, corresponde a um data center com diversos servidores e dispositivos de storage.

Todo o gerenciamento é realizado por meio de sistemas aos quais a empresa tem acesso fácil e simples, de acordo com os recursos contratados.

Qual é a importância do armazenamento de dados?

O gerenciamento de dados é importante, pois, considerando a realidade da empresa, é possível estabelecer uma gestão eficiente, com base sólida de informações que vão servir para a tomada de decisões e para o aperfeiçoamento de estratégias.

Com o armazenamento, também é possível organizar documentos, otimizar processos e agilizar a execução de tarefas de diferentes setores da companhia, aumentando, assim, a produtividade e a rotina administrativa do negócio. Também é relevante atentar para os prejuízos que a perda de documentos e de informações pode ocasionar em uma gestão e para o quanto o armazenamento de dados pode contribuir com o intuito de evitar esse tipo de problema.

Como fazer o armazenamento de dados da maneira correta?

Para fazer o armazenamento de dados da maneira correta, o primeiro ponto é conhecer a empresa e as suas necessidades, bem como o planejamento de crescimento nos próximos anos. Também é fundamental atentar à segurança dos sistemas, a fim de evitar o vazamento de informações confidenciais.

Por ser um setor muito importante para um empreendimento, o ideal é procurar por uma companhia especialista e que ofereça um suporte total para os profissionais da sua equipe.

Quais as vantagens do armazenamento de dados?

O sistema de armazenamento de dados apresenta vantagens significativas, que devem ser consideradas por gestores independentemente do tamanho ou do setor de atuação na organização. Confira, a seguir, alguns desses benefícios.

Custo reduzido

A redução de custos é uma das principais vantagens do armazenamento de dados, uma vez que a implementação no geral não exige um grande investimento inicial por parte do empreendedor.

Facilidade de adoção

Os sistemas de armazenamento de dados podem ser adotados por qualquer empresa, sendo o seu uso fácil e acessível. Essa facilidade colabora para a melhoria nas estratégias, sem abrir mão da segurança.

Em organizações que têm o departamento de TI estruturado, o trabalho de definir quais serão os dados a serem armazenados, assim como qual tipo será mais viável, fica por conta desses profissionais. Para os negócios que ainda não têm esse departamento estruturado, o ideal é buscar pelo auxílio de outras empresas que ofereçam soluções de gestão que atendam às suas necessidades com comprometimento.

Centralização dos dados

Com o uso de um sistema de armazenamento de dados, todas as informações são centralizadas em um mesmo ambiente, facilitando, assim, a organização de arquivos. Apesar de ficarem em um único local, é possível definir níveis de acesso a esses dados e fornecer autorização apenas aos responsáveis por departamentos específicos.

Para garantir que os dados sejam armazenados com eficiência, pode ser necessária a realização de backups que garantam que nenhuma informação se perca no processo e que possibilitem a recuperação caso seja necessário.

Possibilidade de personalização de soluções

O uso de um sistema de dados possibilita que a empresa empregue recursos de modo personalizado, ou seja, é possível contratar somente as soluções que sejam pertinentes ao seu negócio. Essa vantagem é importante, pois, além de oferecer um atendimento sob medida, auxilia na redução de custos.

Agora que você já sabe o que é, como funciona, quais os tipos e quais são algumas das vantagens do armazenamento de dados, pode analisar a possibilidade de adotar a tecnologia na gestão da sua companhia. Com conhecimento e estratégia, é possível obter os melhores resultados.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas possam se informar sobre como funciona o armazenamento de dados e quais os seus benefícios.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.