benchmarking

Entenda agora o que é Benchmarking e as vantagens que pode oferecer

O termo benchmarking vem da palavra em inglês “benchmark”, que quer dizer referência. Partindo desse princípio, corresponde a uma estratégia que tem como objetivo observar as melhores práticas adotadas pelas empresas concorrentes, a fim de aprimorar os processos do seu negócio.

O benchmarking pode trazer ótimos resultados em uma gestão eficiente, uma vez que alinha as ações da empresa aos padrões elevados do mercado. Dessa forma, contribui para o crescimento do negócio e a fidelização dos clientes.

Para ajudar você a entender melhor como funciona, quais são as características e as vantagens do benchmarking, vamos falar sobre o tema e esclarecer pontos importantes. Continue a leitura e acompanhe!

Quais são as fases do benchmarking ?

Simplificadamente, podemos dizer que o benchmarking funciona como um acompanhamento do mercado. O objetivo é identificar os principais pontos das empresas concorrentes para, com base nessas informações, se posicionar de maneira eficiente.

Podemos dividir o benchmarking em diferentes etapas genéricas. Confira, a seguir, quais são elas.

Planejamento da estratégia

O planejamento da estratégia é o primeiro passo a ser dado no benchmarking, pois é a partir dessa definição que os demais processos serão executados. Nessa etapa, é fundamental definir os objetivos a serem alcançados, assim como os indicadores que servirão de parâmetro para a coleta de dados.

Análise

Uma vez que os dados tenham sido investigados, você deve fazer uma análise não apenas do que foi buscado no mercado, mas também da sua empresa perante o cenário apresentado.

Nessa etapa, é importante comparar, a partir de uma leitura sincera, as práticas do seu negócio, a fim de identificar os pontos fortes e fracos apresentados.

Integração

Aqui, as novas práticas de aperfeiçoamento são implementadas na empresa para promover melhorias a partir da colaboração de toda a equipe profissional. É importante que a estratégia seja anunciada com clareza e que todos os envolvidos tenham compromisso com as metas definidas.

Ações

Depois de comunicada a equipe, as orientações devem ser colocadas em prática a partir de ações que visem cumprir o planejado. Também é importante mensurar os resultados e promover ajustes, caso necessário.

Maturidade

É a etapa em que as novas práticas já estarão incorporadas à empresa, sendo, portanto, parte dos processos com naturalidade. A consequência é a geração de uma nova política organizacional, mais otimizada e eficaz.

Quais são as vantagens do benchmarking?

Uma estratégia de benchmarking promove vantagens importantes para as empresas, entre elas:

  • melhor entendimento do mercado; 
  • identificação de tendências; 
  • redução de erros; 
  • motivação da equipe; 
  • estímulo à inovação.

Como fazer um benchmarking eficiente?

Primeiro, é preciso adotar uma estratégia alinhada com a realidade da sua empresa, assim como fazer uma pesquisa aprofundada e analisar os dados com precisão e clareza.

Uma vez identificados os pontos fortes e fracos, é preciso trabalhar na correção do que for necessário. Em seguida, procure fortalecer os fatores positivos que diferenciam seu negócio perante os concorrentes.

Agora que você já sabe o que é e como funciona o benchmarking, pode definir seu planejamento e adotar ações que promovam o crescimento e o aperfeiçoamento da sua gestão. Com foco e alinhamento, é possível obter melhorias e ganhar destaque no mercado.

Se você gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o tema, confira outro artigo do nosso blog e veja dicas sobre como fidelizar seus clientes.

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