cadastro positivo

Como realizar a pesquisa de Cadastro Positivo?

Você conhece o Cadastro Positivo? Os benefícios dessa plataforma ainda são desconhecidos por muitas pessoas que têm uma empresa. Até pouco tempo atrás, havia uma lacuna na legislação brasileira que dificultava o acesso ao histórico de boa reputação dos cidadãos brasileiros em relação a pagamentos de créditos financeiros.

Uma reputação positiva, no entanto, é importante em vários aspectos da vida de uma pessoa. Quem tem cuidado e zelo com os compromissos financeiros merece reconhecimento e acesso a facilidades. Em qualquer transação, é importante ressaltar o bom comportamento do pagador. A tecnologia entra como aliada nesse processo de análise e de identificação dos bons históricos.

Neste artigo, reunimos as principais informações sobre o Cadastro Positivo. Entenda como acessá-lo e de que maneira ele pode ser uma ferramenta muito útil na sua empresa. Não deixe de seguir com a leitura!

O que é o Cadastro Positivo?

Cadastro Positivo é um banco de dados que armazena informações relacionadas a pagamentos de contas de consumidores e empresas. Ele funciona como um histórico de bom comportamento de crédito.

O cadastro surgiu em 2011 e está ativo desde 2013. Porém, antes, a pessoa ou empresa tinha que autorizar a sua inclusão, o que gerou uma adesão muita baixa. Em 2019, foi aprovada uma lei complementar que inverteu esse quadro e, em janeiro de 2020, o sistema entrou em vigor.

Atualmente, todas as pessoas que têm CPF ativo foram incluídas no cadastro. Porém, é facultativa a permanência ou não, sendo possível solicitar a exclusão a qualquer momento.

Ao analisar um perfil, são encontrados dados sobre como as pessoas gerenciam os seus respectivos créditos no mercado. As contas são pagas em dia? Dívidas e financiamentos foram quitados corretamente? Essas e outras perguntas podem ser respondidas ao acessar o cadastro.

Quais as vantagens?

Comerciantes, empresas do setor financeiro ou prestadores de serviços podem realizar a consulta. Ela é feita no momento em que o cliente decide parcelar uma compra ou contratar um financiamento ou empréstimo.

Analisa-se, de forma mais precisa, se a pessoa está apta a ter esse crédito ou a participar de outras transações financeiras. A consulta reduz o risco de inadimplência, pois o histórico de bom pagador diz muito sobre o comportamento financeiro do cliente.

Ter um bom histórico no Cadastro Positivo permite uma maior oferta de crédito no mercado. Bancos oferecem melhores condições de financiamentos e empresas conseguem fornecer taxas e prazos mais favoráveis. Ou seja, é possível adequar as condições de crédito ao perfil de cada um.

Como fazer a consulta?

As informações podem ser consultadas após o cadastro em um dos quatro birôs de crédito autorizados pelo governo: Serasa Experian, Boa Vista SCPC, SPC Brasil e Quad. O acesso é feito por meio do site oficial de qualquer um deles.

Os dados do consumidor podem ser acessados apenas se ele for pedir crédito. É possível consultar informações sobre a nota de crédito (score), a pontualidade de pagamento, o comprometimento de gastos, a quantidade de consultas desse CPF e o histórico dos pagamentos.

Vale ressaltar que o cadastro não fornece informações, como bens comprados pelo cliente e nem o nome dos locais em que obteve crédito. Não mostra, também, o saldo da conta corrente e de investimentos. Segundo o Banco Central, o Cadastro Positivo não é alimentado com esses dados.

Faz parte de uma boa gestão de clientes fazer uso de diversas ferramentas que permitem conhecer melhor os consumidores, como o Cadastro Positivo. Essa atitude reduz a chance de problemas, como a inadimplência, que, atualmente, é um dos principais entraves enfrentados por empresários de diversos segmentos.

Pagamentos em atraso interferem diretamente no fluxo de caixa da empresa, e se os índices não forem contidos a tempo, podem levar a crises financeiras graves e até à falência. Por isso, faça bom uso da plataforma e mantenha as finanças da sua empresa em dia.

Gostou deste artigo? Agora que já sabe o que é o Cadastro Positivo, não deixe de conferir também como consultar o SPR (Sistema de Informação de Crédito). Boa leitura!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.