Carrinho abandonado

6 dicas ideais para reverter o carrinho abandonado no e-commerce

O carrinho abandonado na loja virtual é um doa maiores pavores dos comerciantes digitais. Afinal de contas, ninguém quer assistir um potencial consumidor desistir da compra com somente alguns passos de concluir o pagamento.

No e-commerce, isso ocorre quando as pessoas adicionam produtos na sacola e, por diversos motivos (forma de pagamento inadequada, falta de segurança, frete caro etc.), mudam de ideia.

Por isso, é necessário investir em práticas para reverter o carrinho abandonado. Confira agora nossas dicas para lidar com esse problema.

1. Varie as formas de pagamento

O público é bastante variado e apresenta condições financeiras únicas. Por isso, é importante ter diversos tipos de pagamentos disponíveis, tais como: boleto, débito, parcelamento (com as principais bandeiras de crédito do país), transferência online, carteira digital, entre outros.

Caso o seu site não ofereça essas opções, é natural que as pessoas abandonem a compra, ao perceber que uma determinada modalidade de pagamento não é oferecida pela loja. Portanto, não restrinja as alternativas disponíveis, varie o máximo possível para dar comodidade aos clientes.

2. Simplifique o processo de checkout

O consumidor moderno (principalmente o online) não gosta de perder tempo. Se você burocratizar a operação, ou seja, estender o processo de checkout ou solicitar dados excessivos nos formulários de cadastro, a comprador pode desistir de fechar negócio. Logo, a recomendação é diminuir as etapas até a finalização do pagamento.

3. Analise as suas políticas de preço e frete

Veja se o valor das mercadorias, os preços de frete e prazos de entrega são compatíveis com o perfil da clientela, especialmente no quesito região (localização). Em alguns casos é preciso reavaliar a precificação ou negociar com transportadoras para conseguir valores e prazos mais atrativos.

4. Utilize e-mail marketing

É comum encontrar lojas virtuais que disparam e-mails aos usuários que abandonam o carrinho, na intenção de retomar a venda. Ao enviar a mensagem, as empresas deixam um alerta para o público voltar a loja, com um link para o processo de checkout.

Para que a estratégia funcione, é necessário investir em boas abordagens, criando um tom de urgência (últimas horas e/ou estoque limitado) e a divulgação de ofertas (10 ou 15% OFF para quem efetivar a compra, por exemplo).

5. Transmita segurança para o cliente

O comércio eletrônico já foi palco de muitas fraudes. Por causa dessa má fama, os compradores mais conservadores (geralmente os mais velhos) têm um pé atrás com as lojas online, e podem desistir de um negócio se não sentirem confiança.

Portanto, seja transparente com as informações, além de investir em ações de segurança, como hospedagem dedicada, certificação SSL, dados visíveis (CNPJ, razão social, telefone e e-mail), gateway de pagamento, opiniões de clientes e selo blindado.

6. Aposte em ferramentas de conversão

Alguns recursos de conversão podem evitar o abandono de carrinho. Uma sugestão é o uso de alerta na tela quando o internauta clica no cursor para sair da loja. Esse lembrete pode informar que há itens na sacola esperando para serem comprados. Para isso, ofereça alguma vantagem, como brindes, descontos ou pontos de fidelidade.

Ao aplicar essas dicas para reverter o carrinho abandonado no e-commerce, você garantirá conversões que podem aumentar o faturamento da sua loja, além de garantir a fidelização desse público. A propósito, a Black Friday está às portas, por isso é preciso se armar de todas as abordagens possíveis para não perder vendas.

Se você curtiu este conteúdo, aproveite o gancho da leitura para saber como melhorar a experiência de compra do consumidor na loja virtual.

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