Como escolher o sistema de pagamento online ideal para o seu negócio?

Se você vende qualquer coisa pela internet e precisa receber o valor das vendas, provavelmente, precisa de um sistema de pagamento online. Além de permitir que os clientes paguem a compra utilizando um dos diversos meios disponíveis, a escolha correta do meio de pagamento ajudará na gestão da sua empresa, por exemplo, no controle do fluxo de caixa.

Por isso, é muito importante saber como escolher o sistema de pagamento online ideal e entender o que deve ser avaliado para isso. Neste artigo, explicaremos melhor o que é um sistema de pagamento online, como funciona e quais os benefícios que proporciona e mostraremos o que avaliar na hora de escolher um para o seu negócio. Acompanhe!

O que é um sistema de pagamento online?

O sistema de pagamento online é o que permitirá que seus clientes paguem as compras que fizerem na sua loja virtual. Ele será o responsável por gerenciar as vendas, por isso, é importante que ofereça praticidade e segurança ao consumidor.

Isso inclui oferecer os diversos meios de pagamento disponíveis no mercado: débito automático em conta corrente, cartões de crédito e débito, boleto e transferência eletrônica.

Como funcionam os sistemas de pagamento online?

Existem, basicamente, três tipos de sistema de pagamento online, cada um com as suas especificidades. Confira!

Intermediadores de pagamento

O intermediador realiza todo o processo de pagamento para a empresa. Assim, ela precisa contratar apenas ele, sem se filiar a cartões e bancos, já que o intermediador já faz isso. Ele armazena os dados dos clientes, valida a transação, checa se a compra foi aprovada ou não e repassa o valor ao lojista.

Gateways de pagamento

Esse sistema funciona de forma mais parecida com as maquininhas de cartões, ou seja, ele passa os dados do pagamento com o cartão para concluir a compra. Nesse caso, a empresa precisará também fechar contrato com os bancos e os adquirentes e responsabilizar-se pela aprovação da compra, pelos parcelamentos e pelas análises antifraude.

O gateway de pagamento costuma ser mais barato do que os intermediadores, justamente por oferecer menos serviços e, normalmente, é usado por negócios de maior porte, que têm mais poder para negociar taxas com bancos e adquirentes.

Integração com o adquirente

Nesse caso, não há intermediários, e a contratação é feita diretamente com o adquirente. Por isso, também não existem custos operacionais. Um ponto de atenção é saber se você terá estrutura para oferecer esse tipo de pagamento.

Quais os benefícios que eles proporcionam?

O sistema de pagamento online representa uma ferramenta muito importante para a gestão financeira da sua empresa. Ele permite visualizar informações de pagamentos e processos, colaborando para uma gestão eficiente de fluxo de caixa. Além disso, como todos os processos são automatizados, também proporciona redução de erros e economia de custos e evita retrabalho.

Assim, os sistemas de pagamento online trazem vantagens tanto para a empresa quanto para os consumidores. Do ponto de vista dos clientes, eles significam que é possível fazer a transação de forma simples e segura, com toda a comodidade e a rapidez.

O que avaliar na hora de escolher um sistema de pagamento online?

Para saber como escolher o sistema de pagamento ideal, é preciso avaliar, pelo menos, três pontos essenciais.

Funcionalidades

Verifique se ele aceita todos os meios de pagamento. Não permita que uma venda deixe de ser feita porque o sistema de pagamentos não aceita determinada modalidade. Lembre-se de que muita gente ainda não tem cartão de crédito ou prefere não usá-lo em compras pela internet.

Além disso, cheque se ele oferece um check-out transparente, que mantém o visual da sua loja durante o processo, de forma que o cliente não percebe que foi transferido para o site do meio de pagamento.

Suporte

Esse é um ponto crítico. Verifique qual é o suporte técnico que você terá e converse com outros clientes para saber se ele funciona bem. Problemas no sistema de pagamento afetam o faturamento do seu negócio, de forma direta, e a imagem da sua empresa.

Custos

Por fim, mas não menos importante, compare custos e benefícios. Taxas muito altas corroem o seu lucro e tiram a competitividade do seu negócio.

A VanPix pode ajudar você nesse processo. Oferecemos soluções completas, com integração entre bancos, possibilidade de usar diversos tipos de pagamentos e segurança para as transações. Toda a operação pode ser centralizada e customizada, permitindo otimizar o tempo gasto com a gestão de finanças da empresa.

Agora, você já sabe como escolher o sistema de pagamento online ideal para a sua empresa, analisando as diversas variáveis, e pode selecionar a opção adequada para o seu negócio.

Ficou interessado e quer saber mais? Entre em contato conosco e conheça melhor as nossas soluções!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.