Comportamento de consumo

Comportamento de consumo: quais aspectos observar?

Os consumidores são uma parte fundamental de qualquer negócio, sejam eles pessoas ou empresas. Observar o comportamento de consumo é fundamental para que uma empresa planeje suas ações de marketing e vendas da forma mais eficiente, a fim de conquistar e reter seus clientes.

Trata-se de investir em pesquisas de mercado e outras ferramentas que possam estabelecer um perfil do consumidor: saber o que as pessoas buscam, porque buscam, quando costumam comprar e o que esperam de um processo de vendas, entre outros fatores.

Que descobrir que aspectos você deve observar para montar esse perfil? Continue a leitura.

Cultura

A cultura é um dos fatores mais comuns que interferem no comportamento de consumo. Ela é o conjunto de valores básicos, comportamento de origem familiar, religião e percepções de uma pessoa, que a guia em relação aos seus hábitos de consumo.

Pessoas de culturas diferentes, buscam por valores diferentes. Daí a importância de uma equipe de marketing preparada e com as ferramentas adequadas para pesquisar, analisar dados e concentrar suas ações nas dores específicas de determinados grupos culturais, que sejam, relevantes para o negócio.

Estágio de vida

A faixa de idade do consumidor e até das pessoas com as quais ele convive com mais frequência são determinantes nas suas escolhas de consumo. Os hábitos de um jovem estudante e a forma com a qual ele espera se relacionar com as marcas que consome, são diferentes dos de um pai de família, que por sua vez é diferente de uma pessoa idosa, por exemplo.

As gerações vem se transformando com o passar do tempo e mudando sua forma de se relacionar com o planeta e com o meio em que vivem. Portanto, é fundamental que questões como sustentabilidade e consciência social sejam consideradas nas abordagens de marketing.

Abordagem de marketing

O comportamento do consumidor mudou nos últimos anos e essas transformações interferem significativamente nas estratégias e ferramentas de marketing. Abordagens mais ativas como ligações, mensagens e publicidade que tenham foco apenas em conversão já não funcionam mais.

Os consumidores atuais preferem buscar, se informar e escolher sozinhos, que serem abordados por vendedores e bombardeados por publicidade. Uma marca precisa procurar por formas de se destacar e estar presente onde o público busca seus produtos e serviços.

É aí que entra o inbound marketing, ou marketing de atração, com estratégias pensadas para se destacar de forma natural e construir autoridade em torno daquilo que a empresa oferece. É preciso saber atrair e converter sem ser invasivo ou insistente.

Pagamento

Mesmo com toda a tecnologia que temos à nossa disposição, ainda existem grupos de pessoas que preferem ter a sua disposição os métodos tradicionais de pagamento. Isso se dá em razão da desconfiança sobre a segurança dos meios digitais, a pouca familiaridade com a tecnologia ou a dificuldade de acesso aos aplicativos de pagamento mais modernos.

Conhecer o comportamento de consumo permite identificar se o público é mais propenso a buscar por meios mais rápidos de pagamento, como transferências digitais, QR Code ou preferem usar cartões de crédito tradicionais ou dinheiro vivo.

Preferências pessoais

As características de personalidade, gostos, preferências esportivas e de lazer também podem influenciar profundamente a decisão de compra. Duas pessoas com a mesma profissão, idade e que pertencem à mesma cultura e nível socioeconômico, ainda podem ter comportamentos de compra completamente distintos porque possuem uma forma diferente de pensar e perceber o mundo ao seu redor.

O primeiro passo para identificar as preferências de compras do seu público é a definição da persona, do cliente ideal do negócio. A partir dessa definição é possível investir em pesquisas de mercado personalizadas, direcionadas para esse consumidor, a fim de desvendar suas expectativas em relação às marcas que consomem.

A gestão do conhecimento é vital nesse processo e por isso é preciso contar com ferramentas robustas e eficientes, que deem o suporte necessário para uma análise bem realista do comportamento de consumo do seu público.

Agora que você já entende que fatores devem ser analisados para identificar o comportamento do seu público-alvo, é hora de conhecer uma excelente ferramenta para a gestão da informação na sua empresa. Entre em contato conosco e saiba como a VanPix pode ajudá-lo nesse momento!

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