desenvolver um aplicativo

Quer desenvolver um aplicativo para a sua empresa: veja 4 cuidados!

Com a popularização dos smartphones e a inserção dessa tecnologia em praticamente todas as camadas sociais, desenvolver um aplicativo se tornou uma evolução natural para diversas empresas. Os aplicativos podem ser uma ferramenta diferencial para a qualidade do trabalho em diferentes setores, então, para ajudar você a entender melhor essas possibilidades, preparamos este conteúdo!

Acompanhe o restante do texto e entenda por que sua empresa deve desenvolver um aplicativo, quais os benefícios em fazer esse investimento e 4 cuidados necessários para ter sucesso!

Por que sua empresa deve desenvolver um aplicativo o quanto antes

Em diferentes segmentos do mercado o volume de vendas e interações feitas digitalmente, por meio da internet e de dispositivos tecnológicos, já é maior que as realizadas presencialmente. Com isso, cada vez mais empresas passam a se preocupar em oferecer o melhor atendimento digital possível, e, assim, a importância dos aplicativos se destaca.

Muitas vezes as páginas e sites na internet não se adaptam adequadamente aos navegadores dos celulares, dificultando o acesso às informações e gerando erros no atendimento e nas vendas. Já os aplicativos são desenvolvidos pensando justamente nas configurações dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Assim, os aplicativos facilitam o acesso às informações e ajudam a concretizar mais vendas. 

Logo, em um mundo digitalizado, empresas que oferecem bons aplicativos para consulta de informações, atendimento e vendas oferecem um diferencial para os seus clientes e parceiros, o que traz diversos benefícios e vantagens que vamos apresentar no próximo tópico!

Benefícios do uso de aplicativos por empresas

O mercado de aplicativos cresce diariamente, e cada vez mais recursos são oferecidos pelos desenvolvedores. A seguir, apresentamos os principais benefícios que são diferenciais para qualquer empresa.

Aumenta o destaque no mercado

Ao oferecer aos clientes a possibilidade de consultar informações, tirar dúvidas, gerenciar compras e avaliar os serviços por meio de um aplicativo, a empresa demonstra que está preocupada em oferecer bons serviços. 

Essa facilidade ajuda na aproximação dos clientes favorecendo a imagem da empresa no mercado. Ao promover a marca da empresa, dando destaque ao uso do aplicativo, com estratégias básicas de marketing digital, rapidamente a instituição pode alcançar um status de referência no mercado.

Visão inovadora de negócios

Tanto clientes como investidores e parceiros valorizam empresas que se preocupam com inovação. Dessa maneira, investir na criação de um aplicativo demonstra essa preocupação em oferecer alternativas e soluções que facilitem a vida dos clientes e a valorização de um bom atendimento e relacionamento com o público.

Empresas inovadoras têm maior facilidade em conseguir investidores, engajar clientes, criar campanhas de marketing e, consequentemente, conseguir melhores resultados em vendas.

Aprimoramento do relacionamento com os clientes

Em qualquer segmento de negócios, uma boa comunicação é essencial para manter um bom relacionamento com o cliente e os aplicativos são uma excelente ferramenta para aprimorar essa relação.

Isso se deve, principalmente, ao acesso mais fácil às informações sobre produtos, ao gerenciamento prático dos pedidos, à automatização no atendimento e solução de problemas. Assim, os aplicativos proporcionam um salto de qualidade no setor de atendimento aos clientes.

Aumento nas vendas

Muitas empresas perdem vendas por não oferecerem alternativas mais práticas para compras online. Em alguns casos erros no site, limitações nas formas de pagamento e informações conflitantes sobre os produtos fazem com que a jornada de compra seja interrompida, mesmo quando o visitante tem o interesse genuíno de se tornar um cliente.

Esse é um problema que o desenvolvimento de um aplicativo ajuda a superar. Com um app intuitivo e de fácil navegação as conversões em vendas vão aumentar de forma gradual.

4 cuidados necessários ao desenvolver um aplicativo

Muitas empresas pecam ao não planejar e não acompanhar o processo de criação do aplicativo. Com isso, ao final do processo, percebem que o app não atende às necessidades da empresa. Para desenvolver um aplicativo que se mostrará eficiente, de fácil uso e que ajude seu negócio a atingir certos objetivos, alguns cuidados são fundamentais. 

1. Garanta que a tecnologia e seus recursos são úteis ao negócio

A tecnologia para desenvolvimento de aplicativos oferece muitos recursos e ferramentas para diferentes finalidades. Contudo nem todos os recursos serão úteis à sua empresa e aos clientes dela. 

Por isso, é importante que a empresa realize um estudo ou uma análise de quais são os recursos essenciais de oferecer no app e como ele vai facilitar a jornada dos clientes. Um bom exercício é ter sempre em mente que o aplicativo deve ser uma extensão dos serviços da empresa e não um produto em si.

2. Compare plataformas

Os aplicativos podem ser desenvolvidos com base em diferentes plataformas. Portanto, de acordo com as preferências, critérios e recursos necessários, a empresa deve buscar a plataforma que melhor atenda às exigências do negócio e seus usuários.

Nesse momento, é importante considerar fatores que podem interferir na experiência de navegação dos usuários. Algumas plataformas, por exemplo, só estão disponíveis para um tipo de sistema operacional (iOS ou Android), algumas não são compatíveis com aparelhos mais antigos e sem atualizações mais recentes. Tudo isso pode interferir na eficiência do aplicativo e nos resultados esperados.

3. Planeje a arquitetura do aplicativo

Ter um aplicativo com arquitetura planejada garante que, ao ser lançado, os usuários não terão problemas para navegar no app, fazer pedidos e acessar o atendimento pela plataforma. 

Para garantir que a arquitetura do aplicativo atenderá às necessidades, tanto de clientes como da empresa, a equipe de desenvolvimento pode trabalhar com testes de protótipos. Assim, ficará mais fácil corrigir erros e promover as atualizações necessárias.

4. Invista na experiência dos usuários

Hoje, a preocupação com a experiência dos usuários (UX ou User Experience) ocupa lugar central em diferentes plataformas digitais, sejam elas aplicativos, sites, softwares, games, ou qualquer outra tecnologia.

Basicamente, esse conceito trata da satisfação dos usuários ao utilizar essas plataformas. Ou seja, se a navegação é fácil e intuitiva, se as informações são facilmente encontradas, se dúvidas e problemas são solucionados rapidamente etc.

Principalmente em mercados competitivos, onde o público encontra muitas opções de empresas oferecendo produtos ou serviços similares, a experiência do usuário pode ser a diferença entre fidelizar ou perder um cliente.

Para finalizar, podemos dizer que os apps, como várias outras tecnologias recentes, vêm desempenhando um papel fundamental na aproximação com os clientes e parceiros das empresas. 

Com o auxílio dos recursos oferecidos, as empresas têm mais alternativas para se destacar e se diferenciar no mercado. Portanto, toda empresa que busca um crescimento sustentável precisa se apoiar em ferramentas como os aplicativos.

Hoje, muitas empresas buscam adotar ou desenvolver um aplicativo que facilite a gestão financeira. Se o seu negócio pode se beneficiar de uma plataforma que integre informações da contabilidade, entre em contato e conheça a VanPix!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.