engajamento de equipe

Como manter o engajamento de equipe durante o isolamento social?

Manter o engajamento de equipe durante o isolamento social pode ser uma tarefa desafiadora, mas nada impossível. Por meio das dicas certas, o gestor tem a oportunidade de alinhar todos os membros, estimular a produtividade, conhecer o timing certo para as reuniões virtuais e garantir que todos se sintam amparados em um momento delicado.

Se você deseja saber quais dicas são essas, continue lendo!

Quais são as dificuldades para manter o engajamento de equipe e a motivação?

O home office, recomendado no período de isolamento social pela Organização Mundial da Saúde (OMS), trouxe consigo alguns obstáculos. Sem o fator humano, é possível que algumas mensagens sejam mal compreendidas, que a praticidade seja afetada e que a delegação de tarefas se torne mais complicada.

Porém, esses desafios podem ser superados. Por ser uma novidade para todos, é comum que um período de adaptação seja necessário. Para reduzi-lo, foram separadas boas sugestões para quem deseja dar o primeiro passo rumo ao sucesso do engajamento de equipe.

Como manter a equipe unida e engajada durante o isolamento social?

Uma das primeiras dicas para estimular a conexão e a produtividade de seu time é tomar cuidado com o excesso de informação. Comunicações objetivas e diretas, ou seja, sem delongas, fazem com que seus colaboradores se sintam a par dos acontecimentos da empresa a todo momento.

Confira mais sugestões de práticas que ajudam nesse momento.

Reuniões virtuais

É importante que não haja dependência da comunicação em tempo real. Por esse motivo, não exagere nas reuniões virtuais, mesmo que elas sejam importantes para alinhar as atividades e necessidades da empresa. Marque na agenda aquelas que forem realmente necessárias e compartilhe os horários com a equipe. Dessa forma, todos estarão sempre preparados para ouvir.

Em especial durante o isolamento social, a tecnologia tende a ser uma grande aliada e limitar a quantidade de vezes que a equipe precisa pausar a produção para participar das videoconferências. Existem, inclusive, sistemas que tornam seus fluxos mais práticos, seguros e organizados. É interessante conhecê-los.

Definição de metas

Sem o amparo presencial, é comum que as metas se tornem o norte de seus colaboradores. Delimitá-las corretamente tende a ajudá-los na gestão do tempo e permite que eles esquematizem sua agenda durante o expediente, se mantenham motivados e com senso de propósito.

Delegação de tarefas

Se era importante delegar funções presencialmente, é ainda mais essencial fazê-lo durante o isolamento. Com a presença de alguns empecilhos de comunicação entre os membros da equipe, pode ser que alguns não saibam, exatamente, quais são suas funções. Nesse momento, a gerência deve se posicionar e deixar o papel de cada um bastante claro.

Empatia

Lembre-se de que estamos em um momento delicado para todos. Portanto, é interessante tomar cuidado com o senso de urgência. Como gestor(a), liste e estabeleça prioridades para garantir que sua equipe esteja ciente delas. Assim, a produção caminhará de maneira linear e satisfatória.

Ao falarmos sobre engajamento de equipe, é inevitável reiterar a importância de ter uma comunicação aberta. Ser objetivo, coletar feedbacks, estabelecer metas e delegar funções são tarefas fundamentais para que todos estejam na mesma página. Dessa forma, os resultados serão os melhores possíveis!

Se você deseja continuar a receber dicas para tornar o seu dia a dia prático e otimizado, assine a nossa newsletter para ter acesso a notícias fresquinhas em seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.