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ERP para e-commerce: entenda o que é e quais as suas funcionalidades

Você sabe o que é o ERP para e-commerce? A transformação digital chegou a todos os setores e, com ela, trouxe algumas demandas. Inovação, automatização de processos, centralização de informações e uma cultura baseada em dados são apenas algumas delas. Elas se encaixam perfeitamente com as crescentes necessidades de agilidade, eficiência e qualidade, demonstradas por parte dos consumidores.

Ao compreender como a tecnologia se mostra uma grande aliada para as necessidades de um negócio, geri-lo se torna uma tarefa simplificada e, como consequência, permite alcançar melhores resultados. Neste post, vamos entender mais sobre isso!

Se você deseja conhecer as funcionalidades de um ERP para e-commerce e saber a sua função, prossiga com a sua leitura!

O que é um ERP para e-commerce?

ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning. Em tradução livre para o português, isso significa “Planejamento de Recursos Empresariais”. Você já parou para pensar como os recursos de sua organização são administrados de forma geral? Eles vão muito além de tempo e dinheiro. Outros exemplos incluem:

  • os intelectuais;
  • os bens;
  • os serviços;
  • os equipamentos;
  • os criativos etc.

Entender como cada área de uma corporação está rendendo, executar a sua gestão e buscar por otimização é fundamental para o bem-estar de qualquer negócio. Uma das formas de fazer isso é por meio do ERP, um software que simplifica as tarefas da administração de recursos.

Quais as suas principais funcionalidades?

Qualquer tecnologia tende a trazer facilidade para as empresas. Seja ao promover rapidez, seja ao simplificar a comunicação, é importante contar com ela para se manter à frente da concorrência e entregar o que seus clientes esperam. Vamos entender, a seguir, algumas das propostas da ferramenta ERP.

Controle automatizado

Processos repetitivos e que minam os recursos citados por parte de seus colaboradores são desgastantes e improdutivos. O controle automatizado, advindo do ERP, é capaz de ajudar nisso. Ele permite que tarefas sequenciais sejam automatizadas, ou seja, realizadas por meio de tecnologia, inteligência artificial, chatbots, entre outras inovações. Isso é capaz de maximizar a eficiência de:

  • atendimento;
  • coleta de dados;
  • mensuração;
  • comunicação interna;
  • delegação de tarefas e muito mais.

Integração com outros sistemas e plataformas

A centralização é parte fundamental do sucesso das empresas da atualidade. Ela coloca a informação como um recurso facilmente acessível, o que minimiza gargalos, ruídos e retrabalhos. Ao ter acesso rápido e eficaz ao que você precisa — e contar com a automatização para realizar as demandas —, torna-se simples perceber quais benefícios o ERP para e-commerce é capaz de promover.

Organização de processos internos

Não só a automação é um benefício do uso do ERP. A organização também se mostra presente. O software, programado para atuar de acordo com as necessidades específicas de sua companhia, atua em:

  • estoques;
  • fretes;
  • emissão de notas;
  • controle de boletos;
  • precificação;
  • balanços de vendas;
  • gestão de pedidos;
  • despesas etc.

Com todas essas áreas devidamente organizadas, é possível investir em um planejamento que as otimize e que aprimore, como consequência, a relação com os consumidores e com os fornecedores. Esses últimos, por sua vez, passam a padronizar pagamentos, serviços e prazos, o que ajuda amplamente na sua própria estruturação.

Como escolher um ERP?

Conhecidas as funcionalidades e as consequentes vantagens que o ERP para e-commerce traz, é hora de entender como a escolha do seu deve ser feita. Para isso, algumas dicas foram separadas.

Analise a sua empresa

Um software só poderá ser devidamente personalizado para as necessidades de sua empresa se ela as conhecer. Assim, analisar o cenário da organização, do mercado e de seu público é fundamental. Ao fazer isso, as devidas mudanças e otimizações a serem realizadas serão devidamente pontuadas.

Cada organização supre uma demanda diferente. Sem o entendimento exato do propósito da sua — e dos motivos pelos quais os seus clientes buscam por ela —, será difícil contar com precisão no oferecimento de produtos e serviços.

Estruture o negócio para recebê-lo

A transformação digital conta com algumas fases de implementação. Uma delas é a preparação da organização para o recebimento de uma nova tecnologia. Isso significa que:

  • os recursos necessários para aplicar a inovação devem estar disponíveis;
  • os dados a serem inclusos no software devem estar devidamente preparados;
  • a gestão precisa estar disponível para solucionar as dúvidas;
  • um treinamento inicial é fundamental;
  • a cultura da empresa deve estar alinhada com o viés tecnológico etc.

É interessante tomar atitudes em relação à cultura algum tempo antes da implementação, propriamente dita, da tecnologia. Afinal, ferramenta alguma é verdadeiramente funcional se os usuários não souberem como utilizá-la.

Faça um benchmarking

Um benchmarking, que consiste na análise da concorrência, é capaz de ser de grande ajuda na hora de escolher o ERP para e-commerce ideal para você. Uma vez que seus pares tendem a atuar nas mesmas demandas, entender como eles driblaram as dificuldades do processo de implementação de modernidades na empresa tende a ser uma inspiração.

Lembre-se, contudo, de que nem todos os processos que funcionam para empresas similares à sua serão interessantes para você. É imperativo que seja feita a observação das especificidades de seu negócio antes de tomar a decisão final.

Capacite a equipe

É imprescindível que a sua equipe saiba como aproveitar as muitas vantagens que o software de gestão de recursos traz para ela. Sem isso, pode ser que você acabe por desperdiçar dinheiro e frustrar seus colaboradores. Para evitar esse cenário, aposte em bons treinamentos e capacite os times para utilizar a ferramenta a favor da empresa. Algumas formas de fazer isso incluem:

  • reuniões semanais, que expliquem um pouco do processo por vez;
  • treinamentos com profissionais de TI;
  • workshops com a temática da tecnologia;
  • seminários em módulos;
  • aulas práticas supervisionadas pela gestão.

Com todas as sugestões acima em mãos, será muito mais simples escolher um ERP para e-commerce que realmente funcione para você. Tecnologias desse tipo têm revolucionado todos os mercados e contar com elas tende a ser o passo que falta para que você alcance os melhores resultados possíveis.

Se você gostou de conhecer uma novidade tecnológica que pode aprimorar o cotidiano do seu negócio, confira outras ferramentas e conceitos que têm mudado a forma de realizar transações financeiras nas empresas!

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