estorno de pagamento

Afinal, como evitar o estorno de pagamento e falhas na empresa?

O estorno de pagamento, assim como as falhas na hora de pagar, são grandes problemas para as empresas. Eles ocorrem por uma série de razões, como entrega atrasada, desistência, quebra de contrato e equívocos na compra. Independentemente do motivo, caso o estorno seja realizado por parte de um cliente que tinha a intenção de comprar de você, significa que há algo errado.

Assim, entender mais sobre o assunto e aprender a evitar essa situação pode fazer a diferença para a saúde de seu negócio. Acompanhe a leitura!

Como ocorre o estorno de pagamento?

O estorno ocorre de forma amigável. O consumidor alega algum tipo de desacordo comercial e solicita que o valor de cobrança seja cancelado (ou devolvido a ele). Isso geralmente acontece em função de falhas no sistema de pagamento e na própria corporação, que geram:

  • cobranças duplicadas;
  • erros no produto ou serviço entregue;
  • obstáculos na gestão de dados do cliente, o que é capaz de ocasionar fraude;
  • problemas logísticos;
  • problemas no reconhecimento da compra no cartão.

Quando algumas dessas situações são identificadas e o cliente entra com o pedido de estorno, se aceito, o valor da compra será 100% devolvido a ele. A aprovação ou rejeição do pedido diz respeito à política da empresa. É por esse motivo que ela deve ser bastante clara e de fácil acesso.

Quando o estorno pode ser solicitado e quais são os malefícios para a empresa?

Todos os pontos citados permitem que o cliente peça o estorno. Para evitar a situação, eles podem ser otimizados por parte da organização. Em termos do processo em si, é importante ter em mente que o valor retornado 100% para o cliente beneficia apenas a ele.

Afinal, a administradora que fará a devolução para o comprador não cobrirá custos e problemas relacionados à transação. Eles deverão ser administrados pelo dono do negócio. Um software de gestão eficiente tende a ser essencial nesse momento porque:

  • atua de forma 100% online;
  • gerencia arquivos enviados e recebidos;
  • gera relatórios;
  • utiliza sistemas de assinaturas múltiplas para autorizar pagamentos;
  • promove segurança e agilidade.

Como evitar estornos de pagamentos em um negócio?

Para evitar o estorno é preciso, antes de qualquer coisa, alinhar sua política de devolução, reembolso, chargeback e do próprio estorno. Os direitos do cliente ao lidar com sua organização devem ser claros. Em seguida, é preciso contar com a otimização dos pontos citados, por meio de inovações como o software de pagamento. Finalmente, algumas medidas podem ser tomadas:

  • conte com sistemas antifraude;
  • tenha um bom soft descriptor, que é o que identifica a compra no cartão;
  • capacite a equipe de suporte da empresa;
  • tome cuidado com a descrição dos produtos e serviços;
  • facilite soluções;
  • deixe taxas, impostos e possíveis cobranças inesperadas à vista do cliente.

Tomando esses cuidados, as chances de lidar com o estorno de pagamento se tornam menores.

Qual é a diferença entre estorno de pagamento, chargeback e reembolso?

Enquanto o estorno diz respeito à devolução amigável de uma quantia indevida por parte das instituições financeiras, o chargeback é o pedido de cancelamento da compra para a operadora do cartão. Já o reembolso pede que o dinheiro seja devolvido ao cliente pela própria empresa, muitas vezes em função de insatisfação.

Com as definições e dicas deste conteúdo em mãos, livrar-se de problemas com estorno de pagamento fica muito mais simples. Não se esqueça de contar com a tecnologia e de contratar um software que auxilie a gestão financeira do negócio. Assim, seus clientes se sentirão confortáveis em adquirir seus serviços!

Se você gostou das dicas deste artigo, passe suas informações à frente e compartilhe-o em suas redes sociais!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.