Como melhorar a experiência de compra do consumidor no seu e-commerce?

O e-commerce é um modelo de negócio estabilizado e atrativo aos clientes. Só em 2018, o faturamento do setor foi de R$ 53,2 bilhões, o que atesta bem essa aprovação. No entanto, cada loja virtual precisa trabalhar para proporcionar uma boa experiência de compra do consumidor.

Bons preços e uma seleção de produtos qualificada não bastam. Quem compra pela web busca muito mais do que condições comerciais atrativas. Essas pessoas esperam que os sites tenham um processo bem estruturado, seguro e com recursos e ferramentas que facilitem essa relação.

Otimizar a experiência de compra é fundamental para que o e-commerce consiga ter bons números de faturamento e conquiste ainda mais clientes. A seguir, saiba como conseguir isso!

O que é e como funciona a experiência de compra do consumidor?

Procurar um produto, encontrá-lo, buscar mais informações sobre ele e então comprar. Nesse processo, uma série de etapas são cumpridas até que o cliente, por fim, receba seu pedido em casa. Quando o contexto é o varejo digital, espera-se que toda essa trajetória seja simples, fácil, repleta de informações e, principalmente, segura.

A experiência de compra é justamente o conceito que engloba as características fundamentais que um e-commerce precisa oferecer ao consumidor. Essa entrega deve acontecer em todo esse processo, desde quando ele acessa o site e busca um produto até recebê-lo em casa.

Portanto, uma experiência completa é composta de alguns requisitos fundamentais como:

  • navegação simples e facilitada no e-commerce;
  • descrição detalhada de produtos;
  • informações fáceis de serem encontradas;
  • atendimento humanizado e em vários canais;
  • opções de pagamento diversificadas;
  • frete rápido e com custo adequado.

O consumidor atual se mostra mais exigente, o que é reflexo do maior acesso à informação e também da chegada à era digital. Tudo é mais fácil nessa relação comercial, então espera-se sempre mais da empresa com a qual se relaciona.

Como otimizar a experiência de compra do consumidor?

Para aproveitar um bom percentual desses bilhões faturados anualmente, um e-commerce precisa desenvolver a fundo tudo que está relacionado à sua operação. Do atendimento à logística, cada detalhe faz diferença na hora de oferecer uma perfeita experiência de compra do consumidor.

Apesar de exigir um trabalho contínuo e repleto de esforços, é indispensável que toda empresa que atue online saiba como se posicionar e operar suas atividades. A seguir, veja como conseguir otimizar a experiência de compra e captar ainda mais consumidores!

Conheça o perfil dos seus clientes

Quem compra na sua loja? Cada marca se encontra em um segmento comercial e tem diferentes tipos de públicos como consumidores. Essas pessoas têm hábitos, costumes e preferências bastante específicas, que devem ser conhecidas pelas empresas que vendem para elas. Só assim é possível proporcionar uma experiência que não seja só boa, mas também personalizada.

A comunicação, a seleção de produtos e os serviços oferecidos no suporte à venda podem ser mais bem adequados se a empresa conhece seu público-alvo. Além disso, com a automação de marketing, é possível rastrear as atividades desse consumidor do e-commerce para, posteriormente, enviar publicidade certeira e gerar compras.

Ofereça um atendimento personalizado

O atendimento é um dos pilares da nova relação entre empresa e consumidor. Um e-commerce tem várias maneiras de oferecer esse suporte, já que os canais estão mais amplos: telefone, e-mail, chatbots e redes sociais são os principais. Quanto mais opções são oferecidas, maior a comodidade para o cliente, que simplesmente escolhe aquela que é mais agradável para ele.

O atendimento personalizado também depende da coleta e do gerenciamento dos dados das atividades do cliente junto ao seu e-commerce. Diante disso, as ferramentas de CRM são indispensáveis, já que ajudam a gerenciar essas informações, o que deixa o trabalho mais dinâmico e certeiro. Aliar esses fatores a humanização fecha o pacote completo de atendimento personalizado e eficaz!

Cuide de todo o processo de venda

O processo de venda pode ser extenso, mas nunca deve estar fora do controle da empresa. A experiência de compra do consumidor só é satisfatória e completa quando cada etapa desse ciclo se mostra de maneira eficiente. Da oferta no site ao pós-compra, é preciso se preocupar com todas as fases, sempre com a proposta de oferecer condições ideais para o consumidor.

Por isso, um site precisa estar pronto para receber buscas e mostrar os itens com riqueza de detalhes. Se nesse momento o consumidor tem dívidas, o atendimento também deve estar pronto para oferecer soluções. Nas fases seguintes, como no pagamento, na entrega e no atendimento pós-venda, é fundamental também estruturar processos que sejam adequados e que gerem satisfação.

Amplie as formas de pagamento

Outra maneira de propor mais comodidade à experiência de compra é oferecer diferentes formas de pagamento ao consumidor. O fato de ele comprar online não significa que ele está pronto para lidar com escolhas limitadas de métodos. As grandes empresas trabalham sempre com as mais variadas alternativas, como:

Alguns usuários também são usuários frequentes de plataformas de pagamento, como o PayPal e, por isso, têm contas ativas e com créditos nessas empresas. Também pode ser uma ótima ideia oferecer o pagamento por esses meios. Quanto mais opções, melhor!

Esteja atento aos feedbacks

É preciso saber fazer o melhor uso do que seu consumidor fala sobre seu e-commerce, e isso representa analisar as críticas da melhor maneira. Elas são frutos da insatisfação, justamente, com algum ponto da experiência de compra do consumidor. Sendo assim, fica claro perceber que a empresa está falhando em algum ponto.

Os feedbacks são muito valiosos na internet, ou seja, para os consumidores eles são decisivos na hora de comprar com uma empresa. Para evitar que as avaliações sobre seu e-commerce sejam ruins, o melhor a ser feito é entender possíveis críticas como oportunidades de melhorias. É fundamental transformar esses apontamentos em direção para mudanças estratégicas!

Tão importante quanto bons preços e produtos de qualidade, a experiência do consumidor é um fator que tem peso cada vez maior no varejo digital. Se a sua empresa consegue oferecer tudo isso, as chances de fidelização e de bom faturamento crescem muito!

Para lidar com as suas demandas financeiras, como checar o fluxo de caixa e oferecer boletos de pagamento, uma solução digital é indispensável! Entre em contato com a VanPix e saiba como podemos ajudar!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.