gateway de pagamento

Saiba tudo sobre gateway de pagamento!

Gateway de pagamento já faz parte da rotina de muitos lojistas (de estabelecimentos físicos e comércios virtuais) há um bom tempo. Isso porque as compras com cartões de crédito são quase unânimes em todo o mercado varejista.

Essa ferramenta funciona como uma espécie de túnel abstrato no qual as lojas recebem os pagamentos das vendas realizadas. Em geral, essa “filtragem” é feita entre pessoas físicas e as plataformas comerciais que ofertam as mercadorias.

Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre o gateway de pagamento e os benefícios de usá-lo para impulsionar o seu negócio.

Como funciona?

Depois que o usuário coloca os produtos escolhidos no carrinho do site é hora de fazer o pagamento. Muitos usuários optam pelo cartão de crédito, débito em conta ou boleto bancário.

O gateway de pagamento é a ferramenta da loja disponibilizada para fazer a transação financeira e assegurar o recebimento pelo e-commerce ou pelo banco credenciado, além de emitir o ticket para entrega das mercadorias no endereço informado pelo consumidor.

No caso das compras feitas via cartão, o contato com a operadora é instantâneo e, ao comprovar o saldo, a transação é aprovada com sucesso. Mas vale reforçar que o vendedor é quem assume a responsabilidade em caso de quaisquer problemas que envolvam a entrega do item vendido.

Quais são as vantagens do gateway de pagamento?

Abaixo, selecionamos as principais vantagens do gateway de pagamento para você avaliar antes de contratar. Veja!

 Diminui a desistência de compras

O cliente segue toda a jornada de compra, mas na hora de concluir o pagamento, é direcionado para uma página externa.

Isso ocorre quando uma loja virtual não tem um gateway de pagamento e encaminha o comprador para uma aba específica a fim de concluir a etapa. O problema é que isso pode deixar o usuário desconfiado, fazendo-o entender que o checkout seja fraudulento.

Em lojas que têm gateway de pagamento isso não acontece, já que o processo de transação é feito dentro do próprio site, sem direcionar o usuário para outro endereço eletrônico. Assim, ele tem certeza de que essa etapa comercial é confiável e segura, aumentando as chances de preencher dados confidenciais, como loca de entrega, CPF e número do cartão.

Reduz custos da loja virtual

Só por não ter uma localidade física e poucos funcionários, a loja online já é uma opção tentadora em relação ao comércio físico.

Nesse sentido, o gateway pode potencializar a redução de custos do seu e-commerce, pois as taxas de uso da ferramenta correspondem ao número de vendas realizadas no site. Sem falar que com o uso do gateway de pagamento, você é livre para negociar valores mais compatíveis com a realidade da sua loja virtual.

Desburocratiza os pagamentos

Um lojista tem de lidar com diversas demandas, especialmente com fornecedores, estoques e cobranças. Mas felizmente essa última demanda pode ser resolvida de forma automática, graças ao apoio do gateway de pagamento.

Com somente uma única integração são autorizadas (ou não) todas as movimentações financeiras do seu e-commerce, sem precisar fazer contato com bancos e operadores. É menos uma atividade para ser resolvida.

Lida com os riscos das operações financeiras

Você pode até ter um custo mensal para garantir a aprovação de suas vendas, mas não terá que se prender ao comportamento do cliente em relação ao uso de boletos bancários ou cartões de crédito. Afinal, o gateway detecta ações suspeitas antes de aprovar compras.

Isso permite ter um tempo livre no seu cotidiano, o que pode ser dedicado para melhorar as estratégias de marketing, criar ofertas tentadoras e otimizar seu site. Seu foco será voltado para aumentar vendas e consolidar sua loja virtual na rede.

Como escolher o gateway de pagamento ideal

Antes de fechar contrato com um gateway de pagamento, é fundamental que alguns pontos sejam considerados durante a pesquisa de mercado. Automatizar sua cadeia de transações é essencial, já que você deseja desburocratizar o processo e gerir as coisas com praticidade.

Por isso, basta observar detalhes importantes que podem fazer diferença no seu e-commerce.

Atendimento e suporte

Qualquer solução de pagamento conta com um suporte, para fornecer informações e tirar dúvidas. É preciso que você, lojista, pesquise sobre a qualidade do atendimento do gateway.

Avalie a facilidade em resolver demandas e o tempo de resposta das marcas fornecedoras. Uma recomendação é buscar relatos e opiniões no Reclame Aqui para ver se elas são boas em responder e solucionar problemas dos clientes.

Esses pontos são indispensáveis para instalar uma ferramenta de pagamento eficiente na sua plataforma. Isso porque alguns consumidores podem ter dificuldade de passar o cartão de crédito ou a aprovação da compra pode demora alguns dias.

Segurança e antifraude

A melhor solução oferece uma segurança antifraude, pois o processo de transação precisa ser confiável, pois envolve dados bancários tanto do e-commerce quanto dos compradores.

Podem surgir também ocorrências em que o cartão é fraudado ou clonado, por exemplo. É nesse sentido que os melhores gateways do mercado contam com um sistema antifraude.

Taxas de transação

Mais uma condição que precisa ser analisada ao decidir por um gateway são taxas de intermediação. Veja quanto a empresa fornecedora cobra para diversas modalidades de pagamento. O boleto bancário, por exemplo, costuma ter uma tarifa fixa. Já com o cartão de crédito é cobrada uma porcentagem do valor do produto.

Nesse sentido, considere se as taxas são compatíveis com a sua realidade. Para tirar a prova, é importante que a margem de lucro mantenha a sustentabilidade e o crescimento da sua loja.

Esperamos que este material possa ter ajudado você a entender sobre gateway de pagamento. Como visto, essa ferramenta tem o poder de melhorar o processo comercial feito tanto no e-commerce quanto em um ponto de venda físico, trazendo segurança para as duas partes envolvidas na transação.

Nesse sentido, a Vanpix pode se aliar ao seu negócio de uma forma bastante prática, pois pode fazer transações bancárias, emitir boletos, fazer cobranças, facilitar o pagamento de colaboradores e fornecedores, e muito mais. Acesse a nossa página, conheça todas as soluções do nosso catálogo e fale conosco.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.