gestão de vulnerabilidades

O que é a gestão de vulnerabilidades e qual a sua importância? Saiba aqui!

Você sabe o que é a gestão de vulnerabilidades? Esse é um tema extremamente importante e atual, visto que, somente em 2019, mais de US$ 1 trilhão de dólares foram gerados em prejuízos advindos de ataques cibernéticos.

As ações de hackers tendem a prejudicar todas as áreas da empresa e a colocar os clientes em situações delicadas. Para evitar circunstâncias desse tipo, é fundamental se informar em relação à segurança das aplicações web de seu negócio.

Se você deseja se aprofundar no assunto, não deixe de conferir as informações deste artigo!

O que é a gestão de vulnerabilidades?

Esse gerenciamento é voltado, em poucas palavras, à elaboração de um conjunto de estratégias que protegem e levam segurança aos processos e dados da organização. Eles são formulados de forma a identificar, corrigir e mitigar quaisquer possíveis falhas nos sistemas de proteção — antes que danos sejam causados ao negócio. Em geral, são executados por meio da união de profissionais especializados em softwares voltados ao tema.

É possível assumir que ter um ambiente 100% livre de ameaças é algo utópico para qualquer empresa. Isso é dito, em especial, partindo do princípio de que as evoluções trazidas ao mercado estão nas mãos tanto de pessoas bem-intencionadas quanto o contrário. Portanto, é imprescindível que as companhias visem, sempre, o máximo de proteção possível.

Nesse sentido, dar atenção à gestão de vulnerabilidades, encontrar gargalos que podem ser usados por terceiros mal-intencionados e investir em ferramentas de proteção são fatores fundamentais ao sucesso e crescimento da organização.

Quais são seus principais objetivos?

Uma das melhores formas de compreender, na prática, a função desse tipo de administração preventiva, é conhecer suas aplicabilidades. Assim, você saberá quais pontos precisam ser otimizados em sua própria empresa. Finalmente, poderá maximizar sua segurança. Confira!

Promover a melhoria contínua

Ao considerar que os sistemas da companhia estão constantemente em risco, a equipe responsável pela gestão de vulnerabilidades passa a buscar otimizações constantes nos sistemas de proteção utilizados. Isso culmina em processos mais ágeis, eficientes e, claro, seguros.

Considerar que o negócio está exposto a ameaças não é uma visão pessimista por parte de gestores e líderes — diferentemente do que muitos podem pensar. Na realidade, essa é a prerrogativa desse tipo de gerenciamento e tende a gerar excelentes resultados. Ao concentrar-se na minimização de riscos todos os dias, é possível garantir a melhoria contínua das operações.

Implantar mecanismos de segurança

A transformação digital tem trazido mudanças rápidas para todos os setores. Ao manter-se atualizado com o que há de melhor em termos de proteção organizacional, a empresa se certifica de implementar constantes inovações em seus sistemas.

Na intenção de que o processo seja realmente funcional, é imperativo que as modernizações implantadas estejam alinhadas aos objetivos do negócio e que a equipe receba a devida capacitação ao lidar com ela.

Corrigir falhas que possam comprometer a segurança

Otimizar os softwares e ferramentas usados nas companhias é um ponto fundamental para que a equipe de TI garanta sua maior eficácia. Uma vez atenta à gestão de vulnerabilidades, ela garantirá que quaisquer falhas capazes de colocar os processos em risco sejam mitigadas de imediato.

Como implementar esse tipo de administração na empresa?

Compreendida a relevância de focar no gerenciamento de riscos cibernéticos em seu negócio, é hora de saber a melhor forma de estabelecer seu próprio sistema de segurança. Veja como facilitar esse processo.

Estabeleça responsáveis

Um dos primeiros passos ao lidar com a gestão de vulnerabilidades é a formação de uma equipe voltada a isso. Selecione os membros do time e dê a eles as ferramentas necessárias para um monitoramento bem-sucedido. Não se esqueça, é claro, de oferecer treinamentos para que eles saibam utilizar seu potencial ao máximo.

Crie relatórios com frequência

Conforme visto, o monitoramento constante de possíveis ameaças às aplicações web é uma das principais chaves do sucesso. Por isso, certifique-se de gerar relatórios que norteiem a equipe em relação aos próximos passos.

Dessa maneira, o time poderá criar estratégias rápidas e eficientes para mitigar falhas de segurança assim que surgirem. Use as ferramentas certas nesse momento, investindo em softwares de ponta e voltados ao serviço.

Utilize métricas de gestão de vulnerabilidades

Indicadores como o tempo de detecção, de mitigação e baseline são essenciais para o acompanhamento das estratégias. Os dois primeiros mostram quão efetivas e ágeis as inovações aplicadas são. Já o último seleciona as máquinas com maior potencial vulnerável. Selecione as métricas que funcionam melhor no seu caso. Em seguida, use-as para guiar a atuação do time de segurança.

Faça mapeamento de riscos

É importante salientar a relevância de uma gestão preventiva. Afinal, mais imperativo que lidar com os ataques é fazer com que eles não cheguem até o negócio. Isso pode ser feito por meio de constantes testes de avaliação de segurança e da análise dos relatórios gerados.

Em outras palavras, ao mapear possíveis ameaças, todos estarão constantemente preparados para não deixar que elas tomem forma. Aqui, vale a máxima do prevenir antes de remediar.

Escute a equipe

Os profissionais envolvidos na gestão de vulnerabilidades estão próximos e informados em relação às possíveis ameaças capazes de afetar as operações. Isso significa que sua opinião é fundamental na hora de decidir o que precisa ser feito, na intenção de manter a companhia segura. Faça reuniões periódicas com eles e escute o que têm a dizer. Assim, estará sempre à frente de qualquer ameaça.

Todos os pontos citados estão relacionados ao correto gerenciamento de processos e recursos tecnológicos da organização. Existem ferramentas voltadas exatamente a esse fim, como a Pix Security.

Essa solução faz uso da inteligência digital em software e de poderosos mecanismos de varredura na hora de cuidar da sua empresa, além de garantir soluções que otimizam a gestão de vulnerabilidades. Vale a pena conhecê-la e maximizar a proteção de seus processos e dados!

Se deseja saber ainda mais sobre o que a Pix tem a oferecer ao seu negócio, não deixe de entrar em contato conosco. Estamos preparados para atender você!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.