inovação disruptiva

Inovação disruptiva: o que é e quais impactos traz para o mercado?

Implementar a inovação disruptiva pode causar enormes revoluções na sua empresa. Essas mudanças são para o lado positivo, é claro. Se você ainda não tem uma ideia clara do que estamos falando, olhe ao seu redor. Há inúmeros produtos a sua volta que já foram considerados revolucionários um dia. O computador, smartphone ou tablet no qual você está lendo este artigo é um exemplo disso.

Agora, imagine os inúmeros benefícios que a invenção dos primeiros computadores pessoais trouxe para os fundadores da Apple. Steve Jobs começou em uma garagem em Los Altos, Califórnia (EUA) e hoje é considerado um gênio da tecnologia. Se você quer saber mais sobre inovação disruptiva, continue lendo este post que preparamos para você!

O que é inovação disruptiva?

Calma! Não estamos dizendo que você pode ser o próximo Steve Jobs. Afinal, lendas assim surgem raras vezes ao longo da história. Mas é importante entender que ao executar esse procedimento em determinado nicho do mercado, você pode causar enormes mudanças nele, sem precisar de grandes somas de investimentos no início.

Podemos definir inovação disruptiva como um produto ou serviço que muda radicalmente um segmento de mercado estagnado, de modo que afeta grandes empresas estabelecidas e atinge um maior número de pessoas por conta de sua fácil disponibilidade.

Vale lembrar que também existe a inovação sustentada. Ela se diferencia da disruptiva por aperfeiçoar serviços já existentes, sem causar grandes rupturas no ambiente. Para certo produto ser considerado disruptivo ele precisa atender a três elementos básicos: acessibilidade, conveniência e simplicidade.

  • acessibilidade: se a solução ficar limitada a um grupo específico, ela não é disruptiva. Portanto, ela precisa estar disponível ao público em geral, tanto do ponto de vista financeiro quanto da usabilidade;
  • conveniência: é a característica do produto que diz respeito à solução de problemas dos consumidores, promovendo bem-estar social;
  • simplicidade: esse elemento está relacionado ao design. Criar interfaces intuitivas ajuda o público a ter uma melhor interação com o serviço.

Quais são os impactos da inovação disruptiva nas empresas?

Para a sua empresa, ela traz inúmeras vantagens, caso você crie um serviço revolucionário. Você perceberá profundas mudanças nas seguintes esferas:

É preciso levar em conta também que as mudanças radicais promovidas pela disrupção geram consequências negativas para certo nicho, como o fechamento de empresas estabelecidas que não conseguem se adaptar às transformações. Por exemplo, veja o que serviços de streaming como o Spotify fizeram com a indústria fonográfica.

Como implementar essa prática?

Vivemos em uma era de transformações constantes. Vamos testemunhar grandes revoluções em espaços curtos de tempo. Assim, é importante estar preparado. Sabemos que criar algo que quebre os padrões não é fácil, mas você pode começar ao adotar os seguintes passos:

Se você acha que a inovação disruptiva não se encaixa no seu negócio, certamente este post ajudou a entender por que essa é uma ideia equivocada. E um erro estratégico nesse sentido pode deixá-lo para trás em relação aos seus concorrentes. A vanPix lançará em breve a plataforma digital Wali, que contará com diversas ferramentas para facilitar as tarefas do cotidiano da sua empresa.

Se você ainda tem dúvidas e quer saber mais sobre transformações digitais que ajudarão a sua empresa, entre em contato com a gente!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.