liderança 4.0

Liderança 4.0: conheça o que é e como se preparar

O conceito de liderança 4.0 está atrelado à Quarta Revolução Industrial. A tecnologia e a inteligência artificial são dois pontos-chave desta transformação e trazem consigo propostas de mudanças e adequações que estão sendo realizados dentro de todas as empresas, independente do porte ou área de atuação.

Os comportamentos esperados dentro da indústria 4.0 são o de autonomia, flexibilidade, agilidade, sustentabilidade e preocupação com as pessoas. Neste contexto, as estruturas das empresas estão se transformando para acompanhar as mudanças e é neste momento que entra em cena a liderança 4.0.

Quer saber o que é liderança 4.0, quais são os seus benefícios e como adotar boas práticas dentro da sua empresa? Acompanhe!

O que é a liderança 4.0?

Como mencionamos no início deste artigo, os conceitos de liderança e empresa 4.0 se devem ao fato de estarmos vivendo a 4ª Revolução Industrial.

Uma das principais características desta nova revolução é que o foco está no meio ambiente, nas pessoas e na sociedade. E é justamente por isso que a liderança exerce um papel importante no contexto estratégico organizacional.

Assim, a liderança 4.0 deve preparar o gestor para lidar com a rapidez na troca de informações, as diferenças entre pessoas e o foco em resultados. Todas as estratégias e mecanismos de crescimento da empresa não podem deixar de considerar o respeito e a valorização das pessoas.

Desta maneira, a gestão precisa ser engajada, transparente e voltada para uma comunicação eficiente. Além disso, os colaboradores devem se sentir parte essencial da organização.

A evolução digital que vimos nos últimos anos transformaram os mercados trazendo desafios para a gestão, principalmente, no que diz respeito à liderança.

Quais são os benefícios da liderança 4.0?

Desenvolver líderes é sinônimo de sucesso em uma empresa. Isso porque o líder exerce um papel crucial no planejamento estratégico e na gestão de pessoas.

No conceito de liderança 4.0, a função do líder se torna ainda mais relevante, já que estas pessoas estão ligadas à gestão de pessoas são responsáveis por transmitir aos colaboradores a cultura da empresa e incentivá-los a “vestirem a camisa”.

Desta forma, os líderes são o cordão que liga o colaborador à ideia e ao propósito do negócio. Considerando a revolução industrial, somada à ideia de valorização das pessoas, agilidade na troca de informações e na comunicação eficiente, o exercício dos preceitos da liderança 4.0 contribui significativamente para o sucesso e crescimento das empresas.

Como se preparar para ser um líder na era digital?

Agora que você já sabe a importância e o impacto da liderança 4.0 no seu negócio, é hora de entender como colocar em prática a ideia e absorver todo conhecimento sobre o assunto.

Investir em cursos e treinamentos, conhecer as novas tecnologias mantendo-se sempre atualizados sobre elas e aplicá-las dentro da sua empresa são apenas algumas das boas práticas que devem ser incentivadas.

Elencamos a seguir outras ações e estratégias que vão ajudar você a se tornar um líder 4.0:

  • desenvolva a sua inteligência emocional: a capacidade de conhecer e compreender as suas emoções, ajuda no relacionamento e interação com os colegas de trabalho;
  • saiba lidar com as diferenças: compreenda que as pessoas têm habilidades e culturas distintas e descubra como tais diferenças podem contribuir para a melhoria nos processos;
  • busque conhecimento de forma contínua: conheça o seu negócio, atualize-se, saiba tomar decisões com base em conhecimento e saiba encontrar oportunidades mesmo em ambientes onde existam riscos e incertezas;
  • foque nas pessoas: descubra como manter o engajamento das suas equipes, desenvolver os seus talentos, motivar e desafiar pessoas contribuindo sempre para o seu crescimento pessoal;
  • não esqueça de focar também nos resultados: o grande segredo do líder 4.0 está em conseguir conciliar o desenvolvimento de pessoas com a manutenção de uma busca contínua por resultados dentro do negócio;
  • desenvolva as suas habilidades pessoais: o líder 4.0 deve saber se comunicar, ouvir, ser flexível e compreender as limitações e habilidades de cada profissional que integra o seu time.

Além disso, vale destacar que um líder sabe usar os desafios diários na gestão como uma oportunidade para desenvolver pessoas. Desta forma, a cultura do feedback, positivo e negativo, deve fazer parte da sua rotina de trabalho.

Como você pode ver, o ser humano é a peça mais importante em uma estratégia de liderança 4.0. Saber como se comunicar, desenvolver e se relacionar com as pessoas que compõem um time é fundamental para que o líder consiga agregar valor à empresa e favoreça o seu crescimento junto ao mercado.

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