margem de lucro

O que é a margem de lucro? Entenda o conceito e como calcular!

Empreender não é fácil para ninguém. Quem é responsável por empresas de pequeno porte precisa batalhar muito para ver o negócio crescer e gerar lucro. Bons resultados dependem de muitos fatores e, dentre eles, está uma compreensão ampla e prática da margem de lucro.

Saber como calcular a margem de lucro é fundamental para o crescimento de qualquer empresa, pois essa prática determina a precificação e o faturamento. Em um mercado bastante competitivo, as margens de lucro estão cada vez mais achatadas, forçando os empreendedores a pensarem em cada centavo. Se você quer ver o sucesso da sua empresa, chega de criar preços sem gerar lucro líquido.

É hora de ser estratégico! Neste artigo, vamos ensinar a você todas as nuances necessárias sobre o tema, inclusive mostrando a melhor maneira de fazer o cálculo. Vamos lá?

O que é o lucro?

Para início de conversa, você precisa entender o que significa o lucro, de fato. Em palavras curtas, o lucro é o retorno positivo de um investimento. No mundo dos negócios, caso o retorno seja negativo, o desejado lucro dá lugar ao prejuízo.

Todo administrador espera o lucro, mas nem sempre faz por onde para obtê-lo de forma inteligente e precavida, prevendo possíveis crises futuras e gerando reservas financeiras.

O que é a margem de lucro?

A margem de lucro também envolve conceitos de fundamento econômico, como a precificação de produtos e de serviços e o retorno esperado para o capital investido. Para descobrir essa margem, é necessário considerar os preços estipulados pela empresa. Vale lembrar que a formação do preço de venda está ligada aos diferentes aspectos do negócio, como o custo de produção e o de aquisição e o quanto se cobra pelo produto.

O mercado nem sempre compra o produto pelo preço que se espera. Como consequência, o retorno desejado pode fugir do controle do empreendedor. Nesse caso, é essencial considerar o real valor do produto para o mercado. Por quantos reais será possível vender a mercadoria ou o serviço? Ao calcular a margem de lucro, você descobrirá o quanto está recebendo pelo produto, após enxergar todos os gastos significativos na sua produção.

É possível ter lucro maior que 100%?

Você já viu por aí alguma propaganda oferecendo lucros superiores a 100%? Muitos empreendedores acreditam ser possível alcançar lucros de 200% e até de 300% por conta de informações equivocadas.

Imagine que você compra uma mercadoria por R$ 25 e vende por R$ 100. Há quem diga que o ganho de R$ 75 é equivalente a um lucro de 300%, já que representa o triplo do que se investiu. No entanto, esse conceito está errado.

O cálculo do lucro é feito a partir do preço de venda do produto, e não do seu custo. Nesse caso, o lucro obtido foi de 75%, alcançado pela parcela da venda atingida como retorno líquido do investimento.

Qual é a margem de lucro ideal?

A margem de lucro ideal é muito relativa e depende de diversos fatores. Não existe uma resposta exata para tal pergunta, mas existem bases de avaliações feitas por especialistas do setor. No caso de serviços, recomenda-se que a margem de lucro seja de, pelo menos, 20%. Já na indústria, a média é de 8% sobre um produto. No entanto, tudo pode mudar.

O mais importante é saber que não se decide uma margem de lucro de modo aleatório. Você precisa arregaçar as mangas e pesquisar qual é a média do mercado para os seus concorrentes. Vale lembrar que, dependendo do produto, as margens de lucro poderão variar, exigindo, muitas vezes, um cálculo individual sobre cada item.

Como calcular a margem de lucro?

Até aqui, você já deve ter entendido que é a partir do preço de venda, deduzindo os custos de entrega, de produção e dos impostos, que se descobre qual é a real remuneração. Na hora de realizar o cálculo da margem de lucro, é preciso incluir todos os custos necessários, ou seja, os fixos e os que variam conforme o volume de produção. Para ajudarmos no cálculo da margem, vamos usar um exemplo bem simples.

Imagine que a sua organização tenha gerado uma receita total mensal de R$ 20 mil. Conhecendo esse valor e fazendo a avaliação de todos os custos, você conclui que gastou R$ 7 mil para todas as operações do mês. Seu lucro equivale a R$ 13 mil, certo?

Para calcular a margem de lucro no caso exemplificado, você deverá aplicar uma operação matemática. O primeiro passo é dividir o resultado pela receita total. Depois, multiplique-o por 100. Pronto! Vamos colocar em prática?

Receita total – R$ 20.000

Custos totais – R$ 7.000

Lucro – R$ 13.000

Margem de lucro – (13.000/20.000) x 100 = 65%

A operação mostra que o resultado é positivo e equivale a 65%. Essa seria a margem de lucro. Agora, é só fazer as suas contas.

Por que é tão importante calcular a margem de lucro?

Quem pensa que o cálculo do lucro é suficiente para saber o quanto se está ganhando na empresa engana-se. Lucro e margem de lucro são indicativos diferentes. Se você quiser fazer um empréstimo, por exemplo, o banco solicitará o seu percentual de lucratividade e não o valor exato de quanto a empresa lucrou.

Isso acontece porque o valor do seu lucro no período determinado é uma informação muito subjetiva e não realista. Uma empresa que fatura R$ 5.000 e gasta R$ 4.800 tem apenas 4% como margem de lucro. Consegue ver como o cálculo da margem oferece uma visão mais interessante tanto para o empreendedor quanto para quem quer investir em sua empresa?

Saber como calcular a margem de lucro é a oportunidade de o empresário garantir um panorama mais real do negócio, que os números, por si só, nem sempre podem mostrar. Colocando esse cálculo em prática, você poderá tomar medidas mais precisas, medindo o seu desempenho de vendas e estimando os resultados gerais.

Agora que você já agarrou a nossa dica e sabe não só diferenciar o lucro e a margem de lucro, mas também calculá-los, que tal descobrir o que tem mudado no mercado na forma de fazer transações financeiras? Confira o nosso artigo e mantenha-se atualizado.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.