O que é Pix

O que é Pix e quais os benefícios desse sistema de pagamento?

Entender o que é Pix tornou-se muito importante nos últimos dias. Essa nova transação digital começou a funcionar em novembro e está revolucionando a forma como as transferências e os pagamentos são realizados em toda a rede bancária e fintechs.

Pix é um método de pagamento instantâneo, que foi idealizado pelo Banco Central para agilizar as atividades bancárias e proporcionar mais conveniência para instituições e clientes. Com o novo sistema, que já está sendo oferecido pelas instituições financeiras, o dinheiro vai para a conta do recebedor em menos de 10 segundos. 

Continue a leitura e entenda como funciona, quais os benefícios e como cadastrar suas chaves para utilizar o Pix com rapidez e segurança.

Como funciona o Pix e como se destaca em relação ao TED e DOC?

Utilizar o Pix é bem simples. Para receber pagamentos o usuário pode cadastrar chaves de fácil memorização como o seu CPF ou número de telefone. Além disso, é possível criar chaves aleatórias, o que pode ser útil caso você utilize vários bancos ou sistemas de pagamento. Isso porque, cada informação do usuário só pode ser usado como chave em apenas uma instituição financeira.

Para realizar pagamentos você pode utilizar a chave fornecida pelo recebedor ou escanear um código QR criado por ele. Ainda é possível realizar transferências utilizando os dados bancários, mas as chaves simplificam e agilizam as transações.

Com a chegada do Pix, deve haver uma redução nas realizações de DOC e TED. Essas duas modalidades são utilizadas para a realização de transferências entre contas de diferentes bancos. No entanto, os prazos para compensação e taxas bancárias incidentes sobre elas, fazem com que percam a relevância, quando comparadas ao sistema Pix.

O DOC só compensa no dia seguinte à sua realização e o TED, apesar de compensar no mesmo dia, costuma demorar até mais de duas horas, dependendo das instituições financeiras envolvidas. Ainda mais, nenhuma das duas modalidades compensam nos finais de semana, feriados e fora do horário do banco.

O propósito do Banco Central é fazer com que o Pix se torne um sistema padrão. Para tanto, determinou que todas as instituições que têm mais de 500 mil contas ativas ofereçam essa nova opção a seus usuários. As instituições com menos de 500 mil usuários podem escolher entre oferecer ou não o novo modelo de transações.

Diante dessa realidade, a concorrência entre bancos e fintechs ― como Nubank, Neon, Picpay e C6 Bank ― deve aumentar. A tendência é que cada organização busque incrementar as vantagens oferecidas a seus correntistas, a fim de sair na frente nesse cenário altamente competitivo.

Quais os benefícios do Pix?

O Pix chegou para estabelecer um novo cenário no sistema financeiro do Brasil, garantindo rapidez, segurança e gratuidade para o usuário nas transações bancárias. Agora não estamos mais reféns de métodos limitados e onerosos ao realizarmos nossos pagamentos e transferências.

Até mesmo pagar as compras no supermercado agora é possível usar o Pix, em vez de passar o cartão. Por ser realizado pelo smartphone, a nova modalidade de pagamento vai ajudar a reduzir o volume nas carteiras dos usuários.

O objetivo do Banco Central, ao criar o Pix, está pautado nos seguintes fundamentos:

  • disponibilidade: com transferências e pagamentos sendo realizadas 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados;
  • velocidade: com transações sendo realizadas imediatamente após solicitadas (menos de 10 segundos);
  • conveniência: com um sistema simples e de fácil entendimento por todos;
  • segurança: com uso de tecnologias de ponta e transações seguradas pela Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN);
  • ambiente aberto: com um sistema que está disponível para todas as instituições de movimentações financeiras;
  • abrangência: o Pix permite não apenas transferências, mas também pagamentos em lojas físicas e virtuais, recolhimento de impostos e taxas de serviços.

Sendo assim, o Pix representa uma grande oportunidade para empresários e pessoas físicas, que podem agilizar seus serviços e reduzir seus custos com transações financeiras. É um grande diferencial, principalmente para quem precisa realizar muitos pagamentos por transferência diariamente.

Como cadastrar suas chaves Pix com segurança?

Mais importante que saber o que é Pix, é saber como cadastrar as chaves de utilização. Elas são muito importantes no momento de realizar as transações, pois extingue a necessidade de digitar as informações bancárias do recebedor, deixando o processo mais simples e ágil. O nome, agência e conta serão exibidas na tela seguinte à digitação da chave.

A maioria das instituições financeiras se adiantaram em ajudar seus usuários a entender e cadastrar suas chaves, antes mesmo do sistema entrar em vigor. Geralmente, ao acessar a conta, o aplicativo ou site já apresenta um passo a passo para que as chaves sejam cadastradas.

Nos sites das instituições é possível encontrar as explicações detalhadas de cadastramento e utilização do Pix. Se ainda assim o usuário precisar de ajuda, pode entrar em contato com o suporte das instituições tirar suas dúvidas.

Vale reforçar que, se você possui várias contas, é melhor cadastrar apenas uma chave em cada uma delas. Já que, se você usar seu e-mail como chave na sua conta corrente principal, não poderá utilizá-lo em nenhum app de pagamento ou outra conta bancária.

As informações que podem ser utilizadas para a criação da chave Pix são:

  • CPF;
  • CNPJ;
  • e-mail;
  • número de telefone.

Se você esgotar todas essas opções, pode criar chaves aleatórias, com uma combinação alfanumérica, que será gerada pelo sistema. O importante é lembrar de fornecer a chave correta ao solicitar pagamentos e conferir o nome completo do destinatário ao realizar uma transferência.

Certamente essa é uma solução inovadora e vai ajudar a transformar a realidade de muitos negócios e profissionais. O Pix chegou trazendo mais comodidade, eficiência e possibilidade de crescimento para as organizações.

Agora que você já sabe o que é Pix e como ele funciona, saiba que gestores e empreendedores podem aproveitar ainda mais essa solução ao contar com um sistema eficiente de integração bancária, gestão de documentos e segurança de dados.

Aproveite e conheça agora um conjunto de soluções de gestão inovadoras e eficientes para ajudar você a gerenciar seus negócios com o máximo de tranquilidade e segurança. Entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.