o que é social selling

Social selling: entenda o que é e os seus benefícios!

Saber o que é social selling e qual é a importância dessa estratégia de vendas para os resultados de uma empresa éessencial para obter bons retornos e se posicionar de maneira eficiente no mercado.

Moderna e atual, a social selling significa venda social e utiliza redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn, entre outras, para manter um bom relacionamento com clientes atuais e potenciais.

Quando bem utilizada, a social selling traz diversos benefícios e potencializa as vendas. Para te ajudar a entender como essa abordagem funciona, vamos falar sobre o tema neste artigo. Convidamos você a continuar a leitura e acompanhar.

Qual a importância da social selling para melhorar os resultados de vendas da empresa?

No mundo todo, milhões de pessoas fazem uso diário de redes sociais de diferentes perfis. Toda essa movimentação representa um ótimo mercado potencial para empresas de diversos tamanhos.

Isso porque com as facilidades de comunicação das redes sociais, é possível falar com o público-alvo de maneira eficaz, além de atrair pessoas relacionadas que se interessam pelo nicho.

Identificar boas oportunidades de vendas dentro do universo das redes sociais é uma oportunidade para o departamento comercial, que pode adotar uma estratégia de proximidade e abordar clientes potenciais, assim como fidelizar quem já fez negócios com a sua empresa.

Para ter sucesso nessa abordagem, no entanto, é preciso conhecimento e treinamento, a fim de que a abordagem e convencimento sejam feitos de modo sutil e respeitoso. Para isso, o ideal é ter uma equipe bem treinada e que esteja preparada para dialogar com inteligência, resiliência e profissionalismo com esse público exigente e participativo.

Quais são os benefícios da social selling?

A social selling oferece benefícios importantes que refletem diretamente sobre os resultados da empresa, sendo assim é fundamental se beneficiar do que essa estratégia tem a oferecer. Entre os principais pontos positivos, podemos dizer que a social selling:

  • melhora o relacionamento com o consumidor; 
  • identifica novas oportunidades; 
  • diminui o ciclo de vendas.

Como implementar a social selling?

Implementar a social selling em uma empresa exige visão de mercado e conhecimento do negócio por parte do gestor, uma vez que é sempre importante reforçar que se por um lado um cliente satisfeito elogia publicamente na rede social e mostra sua marca para outros potenciais compradores, por outro o potencial de reclamação é mesmo.

Na prática, isso significa que a empresa precisa estar pronta tanto para obter bons resultados quanto para lidar com possíveis insatisfações com rapidez e linguagem adequada à rede utilizada. Para aumentar as chances de sucesso na execução da social selling, é indicado:

  • alinhar o time de marketing e vendas; 
  • criar conteúdos que solucionem os problemas;
  • promover a presença online dos vendedores com a marca. 

Agora que você sabe o que é social selling, entende os benefícios que essa estratégia pode implementar em sua empresa, potencializando os resultados do time comercial. Com o público-alvo cada vez mais conectado, apostar em maneiras de se comunicar com proximidade é uma ótima opção.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre a social selling? Então entre em contato conosco e um dos nossos profissionais terá prazer em ajudá-lo.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.