O que é VPN

Entenda agora o que é VPN e para que serve essa ferramenta

Durante alguma viagem a trabalho, você já precisou de algum arquivo ou documento que estava no servidor do escritório? Como fez para ter acesso a ele? Ligou rapidamente para algum colaborador e pediu que ele enviasse a você? Ou era fora do horário comercial e teve que esperar pelo próximo dia útil para receber o que precisava?

Muitas pessoas não passam mais por situações como essas porque seus notebooks, tablets e smartphones estão conectados à rede do trabalho por meio de uma Virtual Private Network (VPN). Quer saber mais sobre o que é VPN e como ela pode ser útil para você e a sua empresa? Continue a leitura deste texto.

O que é VPN?

A Rede Virtual Privada, em tradução simples, é uma conexão segura entre dispositivos eletrônicos e um servidor localizado em qualquer lugar do mundo. Com uma VPN, todo o tráfego da rede de um escritório é criptografado e pode ser encaminhado para uma rede externa para ser acessado apenas por usuários credenciados. 

Isso significa que, em casos de ataques cibernéticos, todas as informações disponíveis na rede ficarão ocultas para os chamados hackers. Eles são criminosos digitais que utilizam a internet para capturar dados, principalmente bancários, para fraudes e crimes.  

Para que serve?

Uma VPN garante segurança no envio, recebimento e compartilhamento de dados, desde senhas até importantes transações bancárias. Isso é mais que necessário em uma empresa, não é mesmo? Também é possível ignorar restrições geográficas ou esconder sua verdadeira localização.

Esses dois benefícios possibilitam que um colaborador em viagem para outro país acesse os dados do servidor que está no Brasil. Em caso de organizações com sede em outros países, suas equipes que trabalham em terras brasileiras terão acesso a informações como se estivessem no país de origem do servidor.  

Como funciona?

Primeiro, precisamos explicar para você o que é um Internet Protocol (IP). O IP é um número bem extenso que revela a localização de um dispositivo conectado à internet. Esse seu endereço na internet pode ser visualizado por qualquer pessoa e usado para rastrear seu histórico de navegação. 

A conexão com uma rede VPN permite que seu endereço IP seja mascarado. Com isso, não é possível descobrir quem você é, quais sites acessou e qual é o seu país de origem. 

Quem usa?

A VPN foi criada para solucionar problemas relativos à transmissão de dados e à segurança deles no universo corporativo. Mas, com o passar do tempo, ela também começou a ser utilizada com outros objetivos. 

Como já dissemos, muitas VPNs são conectadas a servidores de outros países. Isso atrai muitos usuários de internet que querem ter acesso a séries, filmes e jogos que só estão disponíveis em determinados lugares do mundo, por exemplo. 

Privacidade

A VPN também é uma alternativa para quem quer navegar anonimamente por alguns sites da internet. Muitas vezes você acessa um endereço para pesquisar o valor de determinado item e, em seguida, aparecem diversos anúncios dos produtos ou de algo que tenha relação com eles, não é verdade? 

Pois é, com o uso de uma Virtual Private Network isso não será possível. Você terá sua privacidade preservada e seu histórico de navegação não será repassado para empresas que fornecem internet.

Economia 

Falando em histórico de navegação rastreado, você sabia que os preços de alguns produtos que vê na internet variam de acordo com a sua localização? Dependendo do lugar em que você acessa, eles podem ficar mais baratos e até mais caros. Isso é conhecido como discriminação de preços. Com o uso de uma VPN você pode driblar essa funcionalidade de alguns sites e até economizar. 

É seguro?

Com a popularização da Rede Privada Virtual, há muitas opções existentes no mercado, algumas gratuitas. O problema é que, na maioria das vezes, não é possível detectar a procedência do servidor de uma VPN.

Isso quer dizer que seus dados podem ser armazenados mesmo sem a sua autorização. Existe a probabilidade, inclusive, de o servidor estar localizado em algum país que obriga o compartilhamento de informações com as autoridades locais. 

Outro ponto a ser levado em consideração é o fato de que muitos usuários se conectam ao mesmo servidor gratuito e acabam ganhando o mesmo endereço IP. Isso significa que, se algum deles apresentar comportamentos inadequados, o IP pode ser bloqueado em determinados sites e prejudicar várias outras pessoas. Não é o que você quer, certo?

Por que contratar?

Além do quesito segurança, há outra desvantagem ao optar por VPNs gratuitas. Muitas vezes, elas reduzem os dados que chegam à rede. Sua conexão com a internet corre o risco de ficar lenta e você passa a ter dificuldades para realizar tarefas simples, como acessar e-mails, ler sites e assistir a filmes e séries.

Como já dissemos, alguns servidores de VPN ficam em outros países. Ou seja, há uma longa distância envolvida, o que interfere no fornecimento de internet. 

O que levar em conta?

Há diversas opções pagas de Rede Virtual Privada no mercado. Para escolher uma delas para a sua empresa, é importante ficar de olho em alguns aspectos importantes, como velocidade, criptografia de dados, usos simultâneos, entre outros, e definir qual atende melhor suas expectativas.

Velocidade

Opte por um serviço que ofereça banda larga ilimitada e servidores rápidos. Você não quer que a sua internet fique lenta e atrapalhe até os processos simples do seu dia a dia, não é verdade?

Criptografia de dados 

O grande “pulo do gato” das VPNs é criptografar o tráfego de uma rede. Então, é preciso muita atenção nesse quesito. Busque serviços que ofereçam criptografias AES de 256 bits e protocolos seguros.

Uso simultâneo

Foi-se o tempo em que apenas o computador era necessário para acessar a internet. Agora, usamos e abusamos de notebooks, smartphones, tablets, smartwatches e smartvs. Portanto, fique de olho para saber se a Virtual Private Network escolhida permitirá a você o uso simultâneo em todos esses dispositivos eletrônicos

Gostou do nosso conteúdo sobre o que é VPN e como ela pode ajudar a sua empresa a utilizar a internet de forma segura? Aproveite e conheça também alguns aplicativos de segurança para o seu celular. 

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.