Pagamento por aproximação

Já ouviu falar no pagamento por aproximação? Veja como funciona!

Você já esteve em uma loja e se deparou com outro consumidor que conseguiu pagar a compra simplesmente aproximando o cartão da maquininha? Se isso te surpreendeu, saiba que a tendência é que esse tipo de pagamento comece a se popularizar aqui no Brasil. O contactless, ou pagamento por aproximação, é uma nova tecnologia que promete facilitar a vida no comércio.

Pode ate parecer magia, mas essa modalidade de pagamento é tecnologia pura. Para entender melhor como ela funciona, além de compreender as vantagens e desvantagens do sistema, continue a leitura!

O que é o pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação é uma nova modalidade de pagamentos que o cliente realiza a compra sem precisar inserir o cartão na máquina ou digitar sua senha. Ele conta com uma tecnologia que executa o pagamento apenas por meio da aproximação do cartão.

A tecnologia contactless também está presente em celulares com a função de carteira digital e em determinadas pulseiras smart. Não se trata exatamente de uma novidade, já que essa tecnologia já marcava presença em outros setores. No entanto, quando o assunto é o setor de pagamentos, esse novo método ainda engatinha no Brasil.

Ainda que o modelo esteja em considerável crescimento por aqui, segundo levantamento realizado pela fintech sueca iZettle, a adesão do consumidor brasileiro a ele ainda é muito baixa. Além disso, a parcela de cartões e celulares que já possuem a tecnologia ainda é inferior a 5%.

Como esse tipo de pagamento funciona?

O pagamento por aproximação só é possível graças à tecnologia NFC (do inglês, Near Field Communication), ou comunicação por campo de proximidade, em bom português. É o mesmo sistema que existe nos veículos que passam pelo pedágio sem parar. A tecnologia detecta a presença do carro à distância, liberando a sua passagem.

O NFC surgiu no início dos anos 2000, quando se tornou conhecido em sua utilização nas catracas do transporte público, nos crachás corporativos e nos cartões de desbloqueio das portas dos hotéis. Agora, chegou a vez de o comércio ser beneficiado pela tecnologia. Para que ela funcione adequadamente, o cartão deve estar precisamente a uma distância entre 4 e 10 centímetros do leitor.

Quais são as vantagens?

A primeira e mais óbvia vantagem do pagamento por aproximação é que ele é mais prático e rápido. Os clientes não precisam inserir o cartão nem digitar as senhas memorizadas. Basta encostá-lo e pronto. Nenhum lojista e nenhum cliente desejam perder tempo em filas, não é mesmo?

Outro grande benefício desse tipo de pagamento é a segurança. Não é novidade que andar por aí com dinheiro em espécie pode atrair a atenção de assaltantes. Além disso, a maior parte dos casos de clonagem de cartões é registrada quando o cliente os insere na maquininha — o que é evitado com a tecnologia NFC.

Quais são as desvantagens?

Nem tudo, porém, são flores na nova modalidade. Se a segurança é vantajosa por um lado, ela peca em outro: se alguém perder ou tiver seu cartão roubado, o indivíduo mal-intencionado poderá realizar uma compra de até 50 reais (limite da modalidade por transação) antes que a vítima bloqueie o cartão. Por falar neste limite, ele é outra desvantagem, ainda que haja propostas para que esse valor seja aumentado para 100 reais.

Do ponto de vista do consumidor, há de se considerar que toda novidade pode demorar a conquistar o cliente. Parcelas mais conservadoras da sociedade costumam demonstrar receio com novas tecnologias quando o assunto é dinheiro. Para o comerciante, a má notícia é o custo de implantação do sistema, que exige adaptações nos terminais e maquininhas, de modo que executem corretamente a leitura dos cartões.

Em meio a vantagens e desvantagens, o fato é que o pagamento por aproximação é uma tendência para os próximos anos no Brasil. Mesmo que haja uma parcela da população que tenha receio de utilizá-lo, não podemos nos esquecer de que há sempre um cliente ávido por modernidade e praticidade. Empresários devem estar prontos para todos os cenários.

Nesse sentido, conte sempre com a VanPix para as melhores soluções em TI, finanças e gestão empresarial. Aproveite para conferir este artigo sobre tipos de meios de pagamento para você usar no seu negócio.

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