planejamento estratégico

Quais as vantagens do planejamento estratégico? Veja as 11 principais

Diante dos desafios impostos pelo mercado, é fundamental conhecer a realidade do nosso negócio e geri-lo de acordo com metas e estratégias bem-definidas. O planejamento estratégico empresarial é um dos pontos centrais para o sucesso de uma empresa, pois a partir dele é possível estabelecer uma gestão equilibrada e bem-sucedida.

Infelizmente, ainda existem muitos líderes e empreendedores que desconhecem ou não dão o devido valor a essa ferramenta, mas ela é, de fato, crucial para qualquer organização que deseja crescer e se destacar no mercado.

Para entendermos a importância do planejamento estratégico, listamos informações relevantes sobre o assunto neste post. Continue a leitura e descubra os 11 principais benefícios do planejamento estratégico empresarial.

O que é planejamento estratégico empresarial?

planejamento estratégico é uma ferramenta administrativa que envolve todas as áreas da organização. Trata-se de um documento elaborado com a finalidade de direcionar os passos da empresa de acordo com seus objetivos, suas metas e com os pontos que necessitam de melhorias. Quando definido de forma clara, permite posicionar satisfatoriamente uma marca no mercado, assim como minimizar possíveis ameaças ao negócio.

Os parâmetros estabelecidos no documento precisam ser de conhecimento de todo o capital humano da empresa, já que os colaboradores devem seguir os princípios e trabalhar pelos objetivos listados.

O ponto de partida do planejamento é sempre a situação atual da organização, com o propósito de garantir um futuro melhor para ela. Crescimento, expectativas dos clientes e criação de vantagens competitivas são pontos abordados pelo planejamento, que dá à organização a vantagem de antecipar e se adaptar às mudanças com sucesso.

O planejamento estratégico empresarial deve responder a três perguntas.

  • Onde estou?
  • Aonde desejo chegar?
  • Como chegarei lá?

Quando e como fazer o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico deve ser feito antes da abertura de um empreendimento. Com as várias ferramentas de gestão utilizadas na elaboração do documento, é possível estabelecer a viabilidade, os desafios que serão enfrentados no mercado e as ações necessárias para o sucesso do negócio.

Mesmo as organizações que já estão no pleno exercício de suas atividades devem fazer ou revisar seu planejamento regularmente, de modo a adequar seus processos às novas realidades do mercado.

O planejamento pode ser elaborado de acordo com os seguintes passos:

  • definição de nome, sócios, stakeholders, segmento e princípios da empresa ― missão, visão e valores;
  • análise da concorrência no segmento da empresa ― as 5 forças de Porter;
  • identificação das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do negócio ― matriz SWOT;
  • análise dos fatores críticos de sucesso ― qualidade, preço, custo, sustentabilidade etc.;
  • definição dos objetivos de qualidade, estratégicos e das partes interessadas da empresa;
  • elaboração do plano de ação para alcançar esses objetivos ― 5W2H;
  • acompanhamento das métricas e ações para obter bons resultados.

Quais são os tipos de planejamento estratégico?

Existem diferentes tipos de planejamento estratégico que precisam ser considerados pelo gestor, a fim de melhorar os resultados da empresa e de garantir o fortalecimento da marca no mercado. Além do planejamento estratégico geral, podemos considerar também os listados a seguir.

Planejamento tático

Também chamado de gerencial, o planejamento tático é um auxiliar do planejamento estratégico geral — e é aqui que as metas são estabelecidas para cada departamento. O planejamento tático é fundamental, pois a partir dele é possível segmentar as ações e detalhar quais são os objetivos primários, de acordo com o potencial e com as características de cada setor da empresa. O principal objetivo do planejamento tático é definir um plano de ataque de médio prazo para os negócios.

Planejamento operacional

O planejamento operacional tem a ver com a execução do que foi determinado nos planejamentos estratégico e tático, aplicando as ações no cotidiano da empresa. Dessa forma, as atividades são acompanhadas de perto e os ajustes podem ser feitos sempre que forem necessários.

Este planejamento é de curto prazo — uma vez que está relacionado com a gestão dos processos operacionais da empresa — e funciona como uma espécie de manual de padrão operacional de cada equipe. É o momento de executar, acompanhar, mensurar e realinhar as atividades, com o objetivo de garantir que o que foi definido seja realmente posto em prática. Caso contrário, ficará mais difícil promover o crescimento da empresa.

Para que o planejamento seja bem-sucedido, é fundamental conhecer bem a organização, alinhar os detalhes com a equipe, definir metas alcançáveis e manter a disciplina e o comprometimento com o que foi estabelecido.

Quais são as etapas do planejamento estratégico empresarial?

Existem algumas etapas que devem ser seguidas para a elaboração de um planejamento empresarial estratégico, a fim de garantir que ele apresente os resultados esperados. Confira a seguir alguns pontos essenciais.

Posicionamento e propósito

Um planejamento estratégico eficiente precisa ser definido de acordo com o posicionamento da empresa e seu propósito diante do mercado. Para tanto, é fundamental adotar uma postura clara e coerente, com ações possíveis de serem alcançadas.

Objetivos

Definir objetivos de curto, médio e longo prazos é outro ponto central, uma vez que todos os demais passos serão definidos a partir do que se espera nesta etapa. Para evitar ruídos na comunicação, é fundamental que todos os envolvidos compreendam e se comprometam com os objetivos definidos.

Metas e indicadores

Uma vez definidos os objetivos, é preciso estabelecer metas para alcançá-los. Também é indispensável mensurar periodicamente o andamento do trabalho realizado, o que torna necessária a definição de indicadores alinhados ao planejamento estratégico.

Apresentação e compartilhamento

Apresentar o planejamento estratégico aos envolvidos e compartilhar os objetivos e metas, com clareza, é uma etapa muito importante. Afinal, dessa forma todas as pessoas saberão seu papel para que a estratégia seja bem-sucedida. Lembre-se: quanto melhor a comunicação, maior o envolvimento e, consequentemente, maiores as chances de sucesso.

Quais são as vantagens do planejamento estratégico empresarial?

A seguir, vamos conferir as principais vantagens de investir na elaboração do planejamento estratégico e de mantê-lo sempre atualizado.

1. Estabelecimento de um senso de direção

O primeiro benefício de um planejamento estratégico empresarial é o fato de ele fornecer informações relevantes sobre a atual situação da empresa, de modo confiável. Com esses dados em mãos, é possível ter a real noção do que foi alcançado e do que ainda precisa ser feito. A partir disso, cria-se um senso de direção que passa a nortear as próximas ações, tendo como foco o crescimento do negócio.

2. Aumento da eficiência

Um planejamento estratégico promove a otimização de etapas e atividades, já que proporciona um plano claro a ser seguido por todos os envolvidos. O resultado é o aumento da eficiência nos serviços executados, o que gera reflexos mensuráveis no padrão de qualidade apresentado pela empresa juntamente ao cliente.

3. Crescimento constante

Crescer é o objetivo de toda empresa — e o planejamento estratégico ganha papel de destaque por apontar caminhos e aspectos a serem melhorados. Conforme as metas estabelecidas são alcançadas, a tendência é que o crescimento se torne constante. Esse ponto, em conjunto com o aumento da eficiência, promove mais competitividade e melhora os resultados.

4. Conhecimento de todas as áreas da empresa

Um bom gestor é aquele que conhece a situação de todas as áreas de sua empresa: departamento comercial, RH, financeiro, atendimento, compras, entre outros. Cada setor apresenta suas próprias necessidades, por isso é preciso entendê-las para melhorar cada vez mais o desempenho.

5. Mais clareza no processo de seleção de profissionais

O planejamento estratégico também auxilia na seleção de profissionais que estejam alinhados aos objetivos e às projeções da empresa. É muito importante, portanto, estabelecer uma política clara de recursos humanos.

Também é primordial planejar ações que promovam a melhoria contínua do ambiente organizacional. Dessa forma, o quadro de colaboradores será altamente qualificado, consciente de sua importância e motivado a dar o seu melhor sempre.

6. Redução de falhas nos processos da empresa

O planejamento permite atuar com menos riscos e incertezas. Isso acontece porque o plano de ação indica um caminho bem-definido para cada processo, prevendo, inclusive, seus resultados. Os prazos, os custos, as ações, as metodologias e os responsáveis são estabelecidos previamente, fazendo com que surpresas e erros ocorram com menor intensidade.

7. Preparação para possíveis mudanças de mercado

O planejamento é de cunho analítico — e é por isso que, ao estabelecer as características da organização e do ambiente em que ela está inserida, você também vai conhecer a sua concorrência de perto. Assim, é possível identificar tendências de mercado e pensar em formas de obter uma vantagem competitiva.

8. Facilidade no acompanhamento de métricas de desempenho

Quando fazemos o planejamento, estabelecemos objetivos e números mensuráveis, e podemos monitorar e avaliar os resultados durante a execução do plano de ação. Assim, fica mais fácil identificar o que está funcionando e que pontos precisam ser melhorados. Essa possibilidade de fazer ajustes e otimizações nos permite evitar erros e garantir o crescimento do negócio.

No contexto atual, a tecnologia é a melhor aliada de uma empresa na elaboração de um planejamento estratégico. Ferramentas como Big Data e Business Intelligence possibilitam análises mais precisas de grandes volumes de dados, ajudando a nortear o plano de ação.

Ferramentas tradicionais combinadas com novas tecnologias também permitem um monitoramento mais eficiente das métricas, além de relatórios mais bem elaborados — o que contribui para otimizar as tomadas de decisão nos negócios.

9. Planejamento do crescimento da empresa

O crescimento da empresa é um processo contínuo, construído pelo reconhecimento dos diferenciais da marca e pela qualidade do trabalho executado. Nesse sentido, um bom planejamento estratégico ajuda no fortalecimento da empresa, que pode se organizar melhor e, se for preciso, realinhar suas ações em busca de aperfeiçoamento.

10. Aumento da competitividade

Diante da competitividade do mercado, é ideal adotar um posicionamento estratégico para crescer e se manter na liderança. Para se destacar, é necessário que a empresa saiba onde está pisando e siga pronta para se adaptar aos cenários econômicos e sociais que surgirem pela frente. O planejamento estratégico é um grande aliado nessa missão.

11. Melhor preparação para lidar com riscos

Não existem certezas no mercado, portanto é essencial estar sempre preparado. O melhor jeito de minimizar os riscos é ter um bom planejamento, que identifique desafios e trace novas possibilidades de atuação, caso isso seja necessário. Em momentos de crise e instabilidade, como o que estamos vivendo, é fundamental ter clareza nas ações para conter danos e diminuir perdas.

Quais são os principais erros na elaboração do planejamento estratégico empresarial?

Apesar de o planejamento estratégico ser essencial para o crescimento de uma empresa, é comum encontrar erros na sua elaboração — que podem comprometer todas as etapas a serem executadas. Confira a seguir alguns dos principais pontos que precisam ser evitados na hora de definir o planejamento estratégico da sua empresa.

Definição de metas ilusórias

O crescimento é a meta de toda empresa. Sendo assim, é indicado estabelecer metas a serem alcançadas, como forma de manter o progresso e a motivação da equipe. No entanto, na hora de definir quais serão os pontos almejados é fundamental manter os pés no chão e ser realista.

Na prática, isso significa não estabelecer metas ilusórias e que dificilmente serão atingidas, uma vez que o fracasso no cumprimento do plano pode gerar o efeito contrário e causar frustrações e prejuízos.

Falta de análise do mercado externo

Não conhecer o mercado e a concorrência é outro erro imperdoável — uma vez que o desconhecimento influencia negativamente a tomada de decisões, assim como o posicionamento da empresa e a definição orçamentária, entre outras questões administrativas. Você pode resolver esse problema com uma boa pesquisa de mercado, que é primordial para a implementação de uma gestão eficaz.

Indefinição de missão e valores

A missão e os valores são importantes para o posicionamento da empresa no mercado, configurando uma etapa essencial para o planejamento estratégico. É preciso, portanto, ter esses pontos bem-definidos e alinhados — caso contrário, corre-se o risco de a gestão não ter um norte e, consequentemente, se apresentar como perdida perante o mercado e seus clientes.

Escolha errada dos indicadores

Na hora de mensurar os resultados, é preciso se atentar para não errar na escolha dos indicadores a serem avaliados. Para tomar essa decisão com confiança, é ideal ter objetivos e metas bem-definidos, o que permite projetar quais serão os indicadores mais adequados e relevantes de acordo com o segmento e o momento da sua organização.

Agora que você já sabe quais são as vantagens do planejamento estratégico empresarial, está na hora de definir um para a sua empresa. Independentemente do tamanho do negócio, é essencial ter uma gestão organizada para que o seu crescimento seja consolidado. Quanto mais conhecimento o gestor tiver, melhores serão as decisões gerenciais.

Na hora de definir um planejamento estratégico assertivo, utilize um software que ofereça soluções de acordo com as necessidades de sua empresa. Com anos de experiência, somos referência em tecnologia e podemos ajudar a melhorar o gerenciamento do seu negócio — seja a sua gestão pública ou privada.

Gostou do nosso conteúdo? Então, que tal deixar um comentário com sua percepção sobre o planejamento estratégico da sua empresa? Até a próxima!

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