pós-venda

Entenda a importância do pós-venda e como implementá-lo de forma eficiente!

Muitos empresários pensam que basta vender seus produtos que a missão foi cumprida com êxito. Por não darem a devida importância à jornada de consumo do cliente, eles acabam não fazendo um bom pós-venda, e como essa prática é essencial para captar e fidelizar consumidores!

Mais do que isso, aplicar essa estratégia na sua empresa pode ser o que falta para ela aumentar a fatia de mercado — existem ainda diversas melhorias que podem ser aplicadas, como ofertas personalizadas e customização do suporte ao público.

Afinal de contas, vale destacar que é após fechar negócio que as pessoas conhecem, de fato, a qualidade e os valores da marca em relação aos atendimentos, e então decidem se continuarão comprando ou não. Portanto, você precisa fazer o possível para criar um vínculo duradouro com o público que leva suas mercadorias para casa.

Neste conteúdo você vai entender sobre a relevância do pós-venda para o sucesso mercadológico do seu empreendimento, além de aprender como implementá-lo com eficiência. Confira!

Por que o pós-venda é importante?

Essa atividade é importante, pois é a oportunidade ideal para construir um relacionamento com a clientela a fim de garantir satisfação e fomentar seu retorno no futuro. Veja as vantagens que podem ser obtidas pela sua empresa.

Segurança para o consumidor

Após receber a mercadoria ou contemplar a finalização de um serviço, o consumidor fica analisando o que adquiriu. Nesse período, ele é mais propício a identificar detalhes e possíveis defeitos.

Após alguns dias, se for contatado pela empresa perguntando sobre sua experiência com o produto, o cliente se sentirá acolhido e seguro quanto à compra que fez.

Rapidez na solução dos problemas

Com o suporte pós-venda é possível detectar problemas com rapidez, pois a primeira coisa que a pessoa vai falar é sobre alguma insatisfação em relação ao uso do item adquirido. Nesse momento, o atendente pode tentar solucionar a queixa fazendo estorno da compra ou enviando um novo produto.

Assim, o público sente que suas necessidades estão sendo consideradas e que a instituição se importa com o seu bem-estar.

Reforço da reputação da marca

Uma empresa que cuida da satisfação de seus consumidores entrando em contato para levantar impressões sobre a qualidade da mercadoria e a experiência de compra será lembrada com carinho. Essa condição é excelente para levantar a imagem da companhia no mercado e gerar o famoso marketing boca a boca.

Fidelização do nicho de mercado

Quando todos as ações benéficas acima mencionadas são colocadas em prática, a relação comercial entre as duas partes não esfria. Assim, é possível garantir o retorno de clientes para a mesma companhia sempre que aparecer uma necessidade que possa ser suprida.

Essa fidelização favorece o crescimento das vendas e reduz os custos com a captação de compradores, pois conservar a cartela de clientes sai mais em conta do que fazer novas prospecções.

Como implementar o pós-venda?

O pós-venda é muito mais do que simplesmente atender o público sempre que entrar em contato. É preciso pensar em boas práticas para fortalecer sua estratégia e encantar aqueles que compram de você. Veja algumas dicas.

Crie um programa de fidelidade

O programa de fidelidade é uma forma inteligente de se aproximar ainda mais dos consumidores por meio da entrega de benefícios ou recompensas, como a geração de pontos de compra para liberar novos produtos ou descontos. Aqui, basta analisar o perfil de consumo dos compradores para promover um programa eficiente e compatível com a sua marca.

Elabore pesquisas de satisfação

Essa é uma boa maneira de manter o contato e colher feedbacks. As pesquisas têm o poder registrar o que sua clientela pensa sobre sua companhia, independentemente de ser algo positivo ou negativo.

Nela, você pode explorar diversos assuntos, como os pontos altos e baixos da experiência de compra, a qualidade do atendimento e dos produtos, o custo-benefício, entre outros detalhes relevantes. Ao levantar os dados, você tem uma visão realista de suas abordagens e pode criar as melhores ações de pós-venda.

São críticas, elogios e sugestões que podem fazer sua marca crescer ainda mais. Por isso, incentive sua equipe a ouvir o que as pessoas têm a dizer, e elas se sentirão valorizadas.

Alimente seu público com conteúdos relevantes

Aprimorar o conhecimento de clientes e possíveis compradores é a chave para fechar mais vendas e mantê-los sempre por perto. Para isso, basta nutri-los com materiais ricos e relevantes, como a produção de conteúdos educativos a fim de sanar dúvidas e tratar de temas interessantes.

Você pode disponibilizar vários formatos gratuitos, como artigos de blog, e-books, infográficos, vídeos curtos para melhorar o posicionamento da sua empresa na internet e se tornar autoridade no assunto. Nesse sentido, o ideal é que 80% dos conteúdos sejam informativos, e o restante sobre produtos e serviços que fazem parte do seu catálogo.

Ofereça exclusividades

Ofertas exclusivas vão além das compras realizadas, pois estendem a experiência tida com a empresa. Veja as sugestões abaixo para surpreender aqueles que já fecharam negócio com você:

  • brindes especiais;
  • convites para eventos de lançamento;
  • conteúdos e descontos exclusivos;
  • divulgação de novidades com prioridade;
  • ofertas especiais.

O objetivo dessas ações é fazer com que seu nicho se sinta exclusivo, fazendo parte de um grupo seleto de clientes.

Ofereça múltiplos canais para o pós-venda receptivo

O pós-venda receptivo precisa ser realmente receptivo. Seu objetivo é tirar dúvidas e prestar suporte de maneira descomplicada, rápida e eficiente.

Para isso, disponibilize diversos canais de contato para que os consumidores possam falar com sua marca como desejarem. Alguns gostam de fazer ligações telefônicas, mas a maioria usa alternativas digitais, como e-mail, aplicativo de mensagem ou chat online.

Além disso, é muito útil ter uma página de autoatendimento (o popular FAQ) para que os próprios clientes consigam respostas para seus questionamentos. Existe ainda o chatbot, que automatiza o contato e soluciona demandas mais simples (2ª via de boletos, status do pacote enviado, prazos de entrega etc.) sem a necessidade de atendentes humanos.

Como visto ao longo do conteúdo, o pós-venda é indispensável para o sucesso mercadológico da empresa. Se você quer fazer seu negócio prosperar da melhor forma, não hesite em colocar as recomendações deste conteúdo em prática. Assim, você terá um grande grupo de compradores fiéis.

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