Receita recorrente

Receita recorrente: quais os benefícios e como implementar?

Você já sabe o que é receita recorrente? Uma boa gestão financeira é a base para o sucesso de um negócio. Sendo assim, não adianta ter as melhores equipes, investir alto em tecnologia ou criar incríveis campanhas de marketing se o seu negócio não favorece uma gestão financeira eficaz.

O modelo de serviços por assinatura é a alternativa que grandes empresas têm utilizado para manter um fluxo de caixa consistente e facilitar a gestão de pagamentos, entre muitas vantagens.

Continue a leitura para descobrir como funciona e as formas de implementar um sistema de receita recorrente na sua organização.

O que é receita recorrente?

Um modelo de receita recorrente é a forma de uma empresa faturar negociando acesso a produtos ou serviços em forma de assinaturas, com pagamentos regulares e programados. Muitas organizações estão adaptando sua oferta de produtos e serviços para se adequar a esse formato.

De fato, muitos setores estão se convertendo e, aos poucos, observamos o mercado aumentando suas ofertas de assinaturas para atrair clientes interessados ​​em uma solução contínua e com baixos riscos. Nesse caso, eles pagam apenas pelo acesso, sem necessidade de adquirir o produto.

Por alguns reais por mês, podemos ter acesso a 45 milhões de títulos musicais no Spotify, Apple ou Google Music, e séries e filmes ilimitados na Netflix ou Amazon Prime. A economia de assinaturas agora está em todos os lugares e afeta todos os setores: cosméticos, software de computador, vestuário, alimentos etc.

Além dos streamings e clubes de assinaturas, há o Software as a Service (SaaS), uma modalidade que dá acesso ao uso de softwares como serviços por assinatura e vem sendo amplamente aplicada na indústria da tecnologia.

Um exemplo de pioneirismo e sucesso no sistema de receita recorrente é a Netflix, o primeiro serviço de streaming a conquistar o mundo com uma ampla variedade de filmes e séries disponíveis por meio de um único pagamento mensal.

A comodidade de precisar apenas uma conexão de internet para ter acesso ao entretenimento fez com que a empresa crescesse rapidamente, colocando fim no velho sistema de locadoras de DVDs.

Quais são os benefícios da receita recorrente?

Quer se trate de automóvel, telefone ou computador, as pessoas estão preferindo pagar pelo uso e excluir os riscos pertinentes à propriedade. E o que funciona para o público em geral também se desenvolve nos negócios. Gradualmente, passamos de um modelo baseado em posse para um modelo em que predomina o uso. 

Todos sabemos que uma das maneiras de fazer um negócio crescer é aumentar a frequência de compra. A renda recorrente faz exatamente isso, cria um compromisso contínuo do consumidor para com o produto.

Quando uma empresa conta com rendimentos recorrentes, o fluxo de caixa é muito mais constante e previsível. Além disso, uma receita recorrente gera mais dinheiro com os mesmos clientes, reduzindo a necessidade da busca constante por novos clientes. Entenda mais sobre alguns benefícios importantes, a seguir.

Aumento da retenção de clientes

Com o serviço de assinaturas a retenção de clientes é muito maior que com a venda, já que o comprador assume um compromisso de longo prazo com a empresa. Se o serviço e o atendimento forem eficientes, há a possibilidade de aquisição de novos pacotes pela mesma pessoa.

Segurança financeira

As estradas recorrentes em caixa geram maior estabilidade financeira para a organização. Isso porque fica mais fácil realizar uma gestão eficiente, com números claros e menor oscilação de valores. Assim, é possível saber com segurança qual será a lucratividade nos períodos futuros.

Diminuição da inadimplência

Com assinaturas recorrentes, o consumidor tende a reservar o valor do serviço mensalmente para garantir a continuidade do serviço. Sendo assim, a taxa de inadimplência tem uma queda expressiva. Com pagamentos realizados por cartões de crédito ou débito em conta, quase não há falhas nas receitas.

Melhores decisões de investimento

Se a sua empresa sabe quanto vai faturar nos próximos meses, pode planejar investimentos com maior segurança. Assim, o treinamento das equipes, os processos seletivos, as campanhas de marketing e o investimento em novos equipamentos, produtos e serviços, podem ser planejados e executados sem riscos de falta de recursos. Isso permite que a empresa se desenvolva e cresça constantemente, aumentando sua competitividade.

Como implementar a receita recorrente na sua empresa?

As organizações que adotam um modelo de receita recorrente conseguem ter mais previsibilidade e constância em seu faturamento, o que ajuda a ter uma gestão financeira eficiente. No entanto, se a gestão desse modelo não for realizada de modo adequado, monitorada e aprimorada continuamente, a retenção de clientes e o crescimento do negócio ficam prejudicados.

Para obter sucesso na implementação de um modelo de receita recorrente, é essencial observar os seguintes pontos:

  • entenda o potencial que seus produtos e serviços têm para serem consumidos de forma recorrente e faça adaptações, caso necessário;
  • planeje e construa uma estrutura de serviços, deixando claro como serão oferecidos, o valor e as formas de pagamento;
  • crie estratégias de marketing, promoção e vendas adequadas para o seu público-alvo, a fim de atrair clientes para o novo modelo;
  • invista no treinamento dos profissionais de atendimento, garantindo um relacionamento humano e duradouro com cada novo cliente;
  • obtenha as tecnologias necessárias, como sistemas ERP, para que cada setor envolvido possa gerir e fazer análises com rapidez e eficiência.

O que até um tempo era algo incomum e limitado a poucos setores, hoje é um modelo econômico natural e em crescimento. O consumidor, ao fazer uma assinatura, sente-se livre de todas as obrigações relacionadas à compra de um produto ou serviço, podendo usufruir de muito mais opções.

O modelo de receita recorrente precisa contar com tecnologia de ponta, que favoreça uma gestão clara e otimizada por meio de interfaces intuitivas. Um sistema de gestão do conhecimento é fundamental porque viabiliza a coleta, o armazenamento, a análise e o compartilhamento de dados para todos os departamentos envolvidos no processo, integrando com eficiência hardware e software, quando necessário.

Agora que você já sabe tudo sobre receita recorrente, é hora de descobrir as melhores ferramentas de gestão para a sua empresa. Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.