redução de receita

Redução de receita: como ela pode ser causada e como lidar com essa situação? Entenda!

A redução de receita é um dos primeiros sinais que ligam o alerta de que algo pode não ir bem em um negócio. Em alguns casos, a diminuição é normal, podendo ter relação com, por exemplo, um período de maior ou menor demanda por um tipo de produto ou serviço. No entanto, é preciso ter atenção, pois, em algumas situações, esse cenário pode indicar sérios problemas na gestão financeira.

Para ajudá-lo a entender quais são as principais causas da redução financeira e as suas possíveis consequências, preparamos este conteúdo. Continue a leitura!

As principais causas da redução de receitas

Muitos fatores podem influenciar a redução da receita em uma empresa, por isso, essa diminuição nunca deve ser apenas constatada. Para que a corporação não entre em um ciclo direcionado a prejuízos financeiros, é preciso investigar as causas do problema e corrigi-las.

A seguir, apresentaremos as principais motivações que você pode analisar para detectar as fontes de redução de receitas na sua companhia.

Falta de projeção do fluxo de caixa

Fazer a projeção do fluxo de caixa garante que a empresa tenha uma previsibilidade maior sobre quais serão as receitas e as despesas e ajuda a possibilitar a tomada de medidas para evitar maiores reduções. Manter um fluxo de caixa adequado para que a organização preserve as contas sem atrasos é essencial para o planejamento financeiro e para evitar despesas desnecessárias, como multas e juros.

Desconhecimento das receitas e despesas

Mesmo as pequenas empresas precisam ter uma previsão de receitas e de despesas para manter o fluxo de caixa em um nível adequado. O desconhecimento nesse sentido pode levar a organização a ter gastos desnecessários, prejudicando as entradas e levando a uma redução.

Além disso, a análise dessas despesas também pode levar à economia de recursos, como a redução de contas, a negociação de preços com fornecedores, financiamentos etc.

Demissões desnecessárias ou sem planejamento

Certas situações em uma empresa podem levar à ideia de que promover demissões será bom para a saúde financeira e economizará recursos. Contudo, toda alteração na equipe de trabalho deve ser feita com cuidado, pois, muitas vezes, a cultura organizacional e a produtividade dependem de um profissional ou de uma equipe, e é necessária uma transição planejada para promover mudanças em cargos importantes.

Falta de comunicação com o cliente

Para muitos negócios, é mais difícil manter um cliente do que adquirir um novo. Por isso, todo consumidor deve ser muito valorizado e se sentir bem atendido.

Logo, a comunicação com o público está indiretamente ligada às receitas da empresa. Especialmente em empreendimentos que têm lojas virtuais e realizam atendimento online, a comunicação é essencial para a conversão e para a fidelização.

Desconhecimento de fatores de conjuntura

Para manter a receita sempre em níveis razoáveis para a saúde financeira, é essencial conhecer bem o mercado em que a empresa atua. Em muitos nichos, determinados fatores de conjuntura têm o poder de afetar as receitas de forma significativa. 

Uma loja de chocolates, por exemplo, deve estar sempre atenta às datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia das Crianças, entre outras. Uma fabricante desse segmento pode ter a sua receita alterada, por exemplo, em função da sazonalidade de certos insumos, como cacau, castanhas etc.

No entanto, existem fatores de conjuntura que escapam até mesmo à experiência e ao conhecimento de um nicho de mercado. A pandemia de Covid-19, em 2020, representa um exemplo de uma situação que dificilmente pode ser prevista, cabendo, então, às empresas a capacidade de adaptação a uma nova realidade.

Assim, concluímos salientando que o melhor remédio para todas essas situações, mesmo as que não podemos prever, é ter um plano estratégico financeirosólido. Sem um planejamento estratégico financeiro, a sua companhia pode estar vulnerável a diversos cenários que levam ao desperdício de recursos e à redução de receitas.

Gostou das informações apresentadas? Então, compartilhe este conteúdo! Mostre-o para os seus colegas e colaboradores e promova mais discussões sobre como lidar com a redução de receita na empresa!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.