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Sazonalidade do mercado: 4 dicas de como se adaptar ao período

Entender a sazonalidade do mercado e como esse fator influencia os resultados da sua empresa é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. De modo simplificado, a sazonalidade pode ser entendida como um período de tempo em que as vendas são maiores ou menores de acordo com as tendências e o ramo de atuação da empresa.

Para entender o conceito de sazonalidade podemos pensar que uma sorveteria tende a vender mais durante o verão em comparação ao inverno, enquanto uma fábrica de lã se beneficia das temperaturas baixas.

Lidar com estratégia essas oscilações naturais de todo mercado exige visão e planejamento por parte do gestor. Para te ajudar nesta tarefa vamos falar sobre o assunto e dar dicas para se adaptar com naturalidade. Continua a leitura e acompanhe!

Qual é a importância da sazonalidade do mercado para o sucesso de uma empresa

Não existe uma regra para definir a sazonalidade de uma empresa, uma vez que vai depender do mercado de atuação de cada negócio. De todo modo a sazonalidade é essencial para o sucesso de diversas empresas, uma vez que com base nela é possível definir estratégias de investimentos, comunicação e relacionamento com os clientes.

Também sendo essencial para manter a competitividade da empresa nos períodos em que as vendas estiverem reduzidas. O ideal é que nesses períodos sejam oferecidas promoções, ações de marketing, entre outros.

Sem esse norte da sazonalidade do mercado a empresa corre o risco de desperdiçar recursos e não aproveitar os períodos favoráveis em que o público esteja em busca dos produtos e serviços oferecidos.

Como a sazonalidade do mercado afeta as vendas

A sazonalidade afeta diretamente as vendas, uma vez que nos períodos de alta o esforço para o fechamento de cada negócio tende a ser menor. Do mesmo modo nos períodos de baixa será necessário um investimento maior de tempo por parte do departamento comercial. Encontrar esse equilíbrio é sinônimo de crescimento e sucesso.

São vários os fatores que afetam a sazonalidade de um mercado, como o clima, as tendências de moda, questões sociais, época do ano, influência de terceiros, entre outros. O importante é se manter bem informado e se adaptar com eficiência.

Quatro dicas para se adaptar à sazonalidade do mercado

Além de estar sempre bem informado, a adaptação à sazonalidade do mercado também exige conhecimento do negócio e do público da empresa. Confira a seguir 4 dicas que podem ser adotada para ter sucesso na estratégia!

1- Contar com uma reserva de caixa 

Um caixa reserva ajuda a manter as finanças em ordem nos períodos de vendas menores.

2- Investir em marketing

Um marketing estratégico melhora a comunicação e o relacionamento com os clientes.

 3- Atenção as estratégias de vendas

Estratégias de vendas eficazes auxiliam o time de vendas nos períodos de baixa e potencializam nos tempos de alta procura.

4- Aumentar o mix de produtos oferecidos

A diversificação dos produtos oferecidos atrai um maior número de clientes e consequentemente aumenta as chances de vendas.

Agora que você já sabe o que é e como funciona a sazonalidade do mercado pode definir uma estratégia que melhor se adapte ao seu negócio e alcançar bons resultados. Com um planejamento alinhado e uma visão realista é possível manter a competitividade do seu negócio.

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