segurança da informação

Segurança da informação: o que podemos esperar para os próximos anos?

A segurança da informação é um dos principais pontos que devem ser observados pelas empresas. Afinal, se o avanço da tecnologia trouxe facilidades para os gestores, também abriu espaço para novos tipos de golpes e ataques virtuais que podem trazer uma série de prejuízos.

A boa notícia é que a segurança da informação é um tema que tem recebido muita atenção, inclusive, com a criação da Lei Geral de Proteção de Dados, publicada em 2018. Devido à sua importância estratégica, a cada ano surgem tendências mais seguras e acessíveis no mercado.

Vamos falar sobre o tema para ajudar você a entender melhor o assunto, além de apontar possíveis cenários e suas perspectivas. Continue a leitura para se informar.

Para que serve a segurança da informação?

Em um mercado cada vez mais competitivo a segurança da informação tem papel crucial, uma vez que a adoção de boas práticas garante o sigilo dos dados e evita vazamentos de informações, golpes e fraudes aplicadas por criminosos virtuais.

Com uma boa gestão de segurança, é possível proteger a empresa e potencializar o crescimento constante no mercado, com credibilidade e qualidade nos serviços prestados.

Quais são os pilares da segurança da informação?

A segurança da informação é fundamentada em importantes pilares que norteiam e garantem a confiabilidade nos processos executados. São eles:

  • integridade: é essencial criar medidas que impeçam a alteração dos dados por terceiros;
  • autenticidade: é fundamental que os dados sejam sempre confirmados, a fim de evitar fraudes ou manipulações;
  • disponibilidade: além de seguros, os dados armazenados devem estar disponíveis para acesso a qualquer momento;
  • confidencialidade: as informações devem ser totalmente sigilosas e fornecidas somente para as pessoas envolvidas.

Quais são as tendências da segurança da informação?

Diante da necessidade de inovação, o mercado da segurança da informação tem apresentado tendências cada vez mais usadas pelas empresas. O objetivo é garantir processos eficientes e assertivos, entre os quais estão:

  • machine learning: oferece soluções tecnológicas para a identificação e prevenção de ataques virtuais, entre outros problemas;
  • aumento da computação em nuvem: une segurança, praticidade, agilidade e facilidade de acesso para a tomada de decisões importantes; 
  • IoT: a chamada internet das coisas permite a integração de dispositivos diversos, com segurança e acompanhamento em tempo real.

Como implementar a segurança da informação na sua empresa?

O primeiro passo para implementar ações de segurança na empresa é conhecer bem o seu negócio e as necessidades apresentadas por ele.

Com base nesse planejamento, o ideal é buscar soluções capazes de otimizar processos sem comprometer o sigilo de seus dados. Na hora de tomar a decisão, procure empresas que tenham credibilidade e ofereçam suporte, sempre que for necessário.

Agora que você já sabe a importância da segurança da informação e como implementá-la na sua empresa, pode desenvolver uma gestão eficiente e que mantenha seus dados seguros. Quanto maior o comprometimento da empresa, melhores serão os resultados.

Se você gostou do artigo e quer saber mais sobre o tema, confira outro post do nosso blog e se veja como escolher o sistema de pagamento online ideal para a sua empresa.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.