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Entenda o que é o Serasa Score: saiba como consultá-lo!

Se você tem uma conta em banco e tem participação ativa no sistema financeiro, provavelmente já ouviu falar do Serasa Score. Esse é um recurso amplamente utilizado por instituições que concedem crédito aos consumidores em suas avaliações de perfil.

Isso porque essa ferramenta reúne dados sobre a vida financeira de pessoas e empresas, fazendo dela um fator decisivo para a aprovação de solicitações de financiamento ou empréstimo, por exemplo.

Para ajudá-lo a entender melhor o assunto, nós vamos falar sobre o que é o Serasa Score, qual a sua finalidade e como fazer para consultar e melhorar a análise de riscos da sua empresa. Continue a leitura para descobrir tudo que você precisa saber sobre o Serasa Score!

O que é Serasa Score?

O Serasa Score é uma solução oferecida pela Serasa Experian para ajudar nos processos de decisão das instituições financeiras. O seu funcionamento consiste na atribuição de uma classificação para cada pessoa com base em seu histórico e em seus hábitos envolvendo dinheiro. Ou seja, ele avalia se as contas costumam ser pagas em dia, se há dívidas em aberto e as últimas solicitações de crédito, entre outros fatores.

De modo simples, podemos dizer que quando um cliente compra um bem por algum meio de crédito e realiza o pagamento na data definida, ele ganha pontos no mercado. Da mesma forma quando ocorrem atrasos ou inadimplência, ele perde credibilidade, o que resulta em um registro negativo em seu histórico de consumidor. Assim, com base no padrão de pagamento apresentado, é feita uma média de pontuação pela qual ele é ranqueado no Serasa Score.

Ao realizar uma classificação baseada no comportamento dos consumidores, a ferramenta permite uma análise de risco mais precisa sobre o perfil de cada interessado em produtos financeiros. Isso ajuda a promover relações de consumo mais saudáveis, procurando evitar que pessoas e empresas se endividem.

Vale destacar que a Serasa Experian está presente no mercado brasileiro há mais de 50 anos e tem a maior base de dados de toda a América Latina. Na prática, ter um bom Serasa Score significa obter condições vantajosas na obtenção de crédito e taxas de juros reduzidas.

Como o Serasa Score é calculado?

Como já adiantamos, existem vários fatores que podem refletir no cálculo do Serasa Score. O histórico de pagamento é um dos mais relevantes, mas a instituição também leva em consideração alguns pontos, como:

  • atualização dos dados cadastrais fornecidos;
  • consultas realizadas por empresas no CPF do consumidor;
  • endereço;
  • idade;
  • registro de negativações;
  • dados positivos fornecidos pelas empresas em que o cliente comprou.

Existem diferentes níveis de classificação do Serasa Score, em uma tabela que vai de 0 a 1.000, sendo que, quanto mais próximo de 1.000, mais confiável o consumidor é considerado pelas empresas. A classificação é feita com base nos últimos 12 meses do ano anterior.

No entanto, em alguns casos, ter o nome limpo e pagar as contas em dia pode não representar critérios suficientes para que uma pessoa ou empresa tenha uma boa classificação. A verdade é que o sistema realiza um cruzamento de todas as informações importantes nessa análise para chegar ao valor do score, buscando refletir uma situação mais próxima da realidade.

Esse mecanismo de cálculo é importante porque as empresas usam a consulta ao score para analisar os riscos, a fim de minimizar prejuízos e recuperar o crédito concedido. Além disso, o score não é uma iniciativa exclusiva do mercado brasileiro, já que ele emprega recursos semelhantes aos que são usados no mundo todo como parâmetro para definições relativas à concessão de crédito.

Como consultar o Serasa Score?

A possibilidade de consultar o Serasa Score é muito importante para os consumidores, pois os permite saber como o seu perfil é visto pelas instituições ao solicitarem uma modalidade de crédito ou abertura de conta. Para empresas, fazer essa análise é fundamental para reduzir os riscos de inadimplência entre seus clientes, garantindo a saúde financeira do negócio.

Mostraremos, agora, como a consulta deve ser feita em cada caso.

Consulta como consumidor

É importante deixar claro que qualquer pessoa pode consultar a sua pontuação no score de crédito. Para ter acesso a esse dado, é preciso acessar o site do Serasa para consumidores e realizar um breve cadastro.

Após conseguir acesso, será possível verificar tanto a classificação de score atual quanto uma série de outras informações sobre a vida financeira que estiverem integradas ao sistema do Serasa. Entre elas, dá para conferir o seu histórico de gastos com o cartão de crédito, consultar dívidas em aberto, iniciar uma negociação para quitá-las e até solicitar linhas de crédito compatíveis com o seu perfil.

Há, ainda, algumas funcionalidades pagas que podem ser bem úteis para quem quer ter total controle sobre os seus dados. Os principais serviços nessa modalidade são o monitoramento de CPF, a proteção de dados, a exibição das empresas que consultaram o seu nome, o aviso de dívidas, entre outros.

Consulta como empresa

Para que a sua empresa tenha mais segurança na hora de fazer qualquer negócio, a consulta ao score dos possíveis clientes é indispensável. No caso de consultas institucionais, é preciso contratar soluções específicas para essa finalidade oferecidas pela Serasa Experian por meio de seu portal para empresas ou de seus parceiros oficiais, como a VanPix.

A instituição disponibiliza pacotes de consulta a CPFs e CNPJs para que sua empresa esteja sempre resguardada ao fazer uma negociação. Seu site ainda oferece dicas e conteúdos para que você possa aliar a consulta ao score às melhores práticas para garantir a saúde financeira da organização.

Quais hábitos melhoram o Serasa Score do cliente?

A pontuação do Serasa Score não é fixa. Isto é, tanto quem tem uma boa classificação pode perder pontos, caso ocorram hábitos negativos de pagamento, quanto quem está com uma baixa pontuação pode mudar de comportamento e melhorar a sua posição.

Como o ranking é atualizado, o ideal é o consumidor ter sempre responsabilidade no pagamento de suas contas, a fim de evitar a perda de credibilidade, obter vantagens e ter seu crédito aprovado, ter maior poder de negociação ou conseguir melhores condições de compra. Confira algumas dicas para melhorar o seu score.

Ter controle financeiro

Pode parecer básico, mas é sempre importante ressaltar a relevância de ter controle sobre as finanças e gastar somente dentro do limite de ganhos do mês. Caso contrário, podem ocorrer atrasos no pagamento de contas e, até mesmo, inadimplência.

Um bom planejamento financeiro pode ajudar nessa questão, uma vez que, com ele, é possível mensurar exatamente onde o dinheiro está sendo investido e, se for preciso, realizar os cortes necessários no orçamento.

Lembre-se de que um cliente com bom comportamento é sinônimo de uma imagem confiável para as empresas, o que faz toda a diferença para a aprovação de cartões de crédito, empréstimos e financiamentos, entre outros.

Pagar as suas contas em dia

Pagar as contas em dia é outro ponto central para quem precisa melhorar o score, uma vez que é esse hábito que vai demonstrar aos credores que o histórico de pagamento do cliente está mudando positivamente.

Para não se perder nas datas de suas contas, uma boa dica é cadastrá-las em débito automático em sua conta corrente. Assim, você só precisará se certificar de que tem saldo suficiente para o pagamento dos boletos, sem precisar fazer cada procedimento de forma manual.

Aqui também vale a dica de atentar para indicativos de gastos em excesso, pois esse é um cuidado importante para que nenhuma conta fique em aberto.

Fazer compras no crédito

Como o score é calculado com base no histórico de pagamento das compras feitas no crédito, fazer compras por meio dessa modalidade é uma excelente forma de aumentar a sua pontuação. É claro que, para surtir o efeito positivo, as faturas devem ser pagas em dia, alinhado com o que dissemos no tópico anterior. Com o tempo, a credibilidade vai render uma boa nota de score.

Essa é uma razão pela qual pessoas com o hábito de pagar à vista podem ter uma pontuação baixa, mesmo tendo um bom comportamento.

Manter os seus dados atualizados

Manter os dados pessoais atualizados junto à plataforma do Serasa faz muita diferença para quem pretende aumentar o score. O gesto, que, aparentemente, pode parecer simples, é interpretado como boa vontade de manter uma relação clara pelo mercado, o que resulta no aumento da confiança e da nota atribuída.

O processo pode ser feito pelo próprio sistema da instituição, no qual podem ser solicitados documentos e comprovantes para garantir a veracidade dos dados. Esse é um processo muito simples e que influencia de forma positiva a classificação.

Limpar o nome

Pessoas com o nome negativado, o famoso “nome sujo”, precisam acertar a sua situação antes de esperar uma melhora em sua pontuação do score. Isso porque, como existem apontamentos de inadimplência no nome do cliente, as empresas tendem a ver maiores riscos na concessão do crédito.

Dessa forma, além de haver maior dificuldade na obtenção, mesmo se o cliente conseguir aprovação, as condições e as taxas de juros serão piores em relação às pessoas com notas maiores.

Para limpar o nome, o caminho é procurar pelos credores e negociar todas as dívidas, de modo que o novo acordo assumido seja compatível com a sua realidade financeira.

Depois de definido o novo compromisso, é essencial cumprir com o acordo e evitar que novamente ocorra a quebra de confiança — caso contrário, o consumidor será penalizado, e seu score, diminuído mais uma vez.

Criar o Cadastro Positivo

Se os deslizes que cometemos na vida financeira impactam negativamente o score, por que não fazer com que o histórico de boas práticas atue a favor nessa classificação? É exatamente esse o objetivo do Cadastro Positivo, uma excelente iniciativa para quem mantém as suas contas em dia.

Desde 2019, a inclusão dessas informações acontece de forma automática nos bancos de dados dos birôs de crédito, como a Serasa. Para isso, basta que a pessoa ou empresa tenha qualquer conta de consumo ou produtos financeiros contratados em seu nome.

Isso aumenta as fontes de informações sobre os hábitos financeiros de cada cliente, o que ajudará a melhorar o score para os bons pagadores. Quem quiser, ainda pode autorizar a consulta de seu Cadastro Positivo de forma aberta na hora de se submeter a uma análise de perfil.

Manter um bom relacionamento com o seu banco

Além de considerarem o score, os bancos também prezam bastante pelo relacionamento construído com cada cliente. Por isso, mesmo nos casos em que uma pessoa ainda tem uma pontuação baixa, é possível conseguir algumas oportunidades de crédito fazendo com que a instituição confie em você.

Para isso, basta ter bons hábitos financeiros, como manter a conta sempre no positivo, pagar o cartão de crédito em dia e manter as suas informações sempre atualizadas. Aos poucos, essa boa relação refletirá também no Serasa Score, demonstrando que o seu perfil transmite confiança para outras empresas das quais você considera se tornar cliente.

Cadastrar as contas em seu nome

Como dissemos, pagar as contas em dia é uma prática que ajuda a manter uma boa classificação no Serasa Score. Mas, para isso, é fundamental que elas estejam registradas em seu próprio nome. Apenas dessa maneira é que o histórico de bom pagador será associado ao seu perfil, já que o score é uma análise feita de forma individual com base na titularidade das contas.

Se você mora com mais pessoas que desejam ter uma boa classificação de crédito, vocês podem compartilhar essa responsabilidade atribuindo as contas de consumo entre si. O importante mesmo é ter em mente que os pagamentos em dia contarão positivamente apenas para o titular da fatura.

Utilizar o Serasa Turbo

O Serasa Turbo é uma ferramenta exclusiva da empresa para ajudar os consumidores que têm dívidas em aberto a regularizarem a sua situação e a aumentarem o seu score de crédito. Ela permite a formalização de excelentes acordos para a quitação e faz com que a pontuação suba automaticamente após o pagamento, além de mostrar quantos pontos serão somados.

Esse serviço está disponível apenas para quem tem o Cadastro Positivo ativo e dívidas elegíveis à modalidade. Por isso, o melhor a fazer é acessar a plataforma da Serasa para conferir as oportunidades de aumentar o seu score com essa modalidade. Lembre-se de que se você atrasar a parcela do acordo fechado ou contrair novas dívidas, será preciso aguardar uma nova oportunidade de utilizar o Serasa Turbo.

Tanto para pessoas quanto para empresas, o Serasa Score pode ser um grande aliado no planejamento financeiro. Quer saber mais?

Entre em contato conosco e descubra como a VanPix pode aproximar as soluções da Serasa do seu negócio!

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