Quais os tipos de meios de pagamento para você usar no seu negócio?

Oferecer diferentes tipos de meios de pagamento é muito importante para as empresas que desejam melhorar seu faturamento, atrair novos clientes e fidelizar os consumidores a partir dessa diversificação e suas facilidades.

Em um mercado cada vez mais competitivo, quem se destaca são as empresas que oferecem um leque amplo de opções aos clientes. Assim, se a sua marca não estiver alinhada com as tendências e tecnologias, pode não atingir o potencial máximo de seu público.

Neste artigo falaremos sobre o tema e mostraremos diferentes tipos de meios de pagamento que podem ser utilizados em seu negócio para otimizar o departamento comercial e financeiro. Para saber mais sobre o assunto, convidamos você a continuar a leitura.

Pagamento à vista

Essa é a maneira básica de qualquer transação comercial, sendo também a mais comumente oferecida pelos estabelecimentos. Para estimular o pagamento à vista dos clientes, podem ser oferecidos descontos específicos que incentivem esse tipo de quitação.

Entre outros pontos, o pagamento à vista é um modo de garantir um bom fluxo de caixa para a empresa, além de ajudar a prevenir a inadimplência que tanto traz prejuízos para o faturamento, principalmente das pequenas e médias empresas.

Ter um preço justo e uma política promocional que conceda descontos para pagamentos à vista também ajuda o cliente a manter o controle financeiro e a estabelecer um bom relacionamento com o mercado de consumo.

Crediário próprio

Muitas empresas oferecem suas próprias linhas de crédito para que seus clientes possam adquirir produtos e fazer o pagamento parcelado de suas compras. Engana-se quem pensa que essa modalidade é reservada apenas aos pequenos comerciantes que se pautam na confiança de pagamento dos clientes.

Hoje, com os avanços tecnológicos do setor, é possível ter um sistema próprio de crediário, em que antes da liberação é feita uma análise de riscos e a aprovação de um limite de acordo com o perfil de cada cliente. As regras são estabelecidas pela própria empresa, que pode oferecer condições especiais e estimular o cliente a comprar os produtos disponibilizados.

Máquina de cartão de crédito

As famosas máquinas de cartão de crédito se tornaram bastantes populares nos últimos anos, sendo, inclusive, acessíveis para empresas com diferentes perfis, tamanhos e tempo de experiência de mercado. Com elas é possível vender a prazo e parcelar o pagamento, facilitando a vida dos clientes e oferecendo uma opção a mais para seus consumidores.

Existem diversos modelos disponíveis no mercado, por isso, é importante pesquisar e selecionar aquele que oferece as melhores taxas, formas de pagamento e demais serviços. Como existe a garantia de pagamento, o uso das máquinas de cartão de crédito também é um modo eficaz de prevenir a inadimplência.

Sistemas de pagamento online

Sistemas de pagamento online são ótimas opções para empresas que trabalham com venda online, uma vez que esse tipo de serviço confere segurança e garantia de confiança às transações realizadas em e-commerce.

Fazer uso desses sistemas é rápido e prático. Basta entrar em contato com a empresa a ser contratada, se informar sobre as condições e serviços oferecidos e, depois de escolher, abrir a sua conta.

Boleto bancário com QR code

Pelo boleto bancário com QR code o consumidor pode ter acesso simples e prático ao documento para fazer o pagamento a partir da leitura de um código com leitura pelo celular.

Com o uso do QR code é possível fazer uma leitura rápida e obter o código de barras para que o cliente realize o pagamento pela internet ou em locais físicos.

Esse tipo de facilidade é um diferencial que as empresas podem oferecer a seus clientes, principalmente para aqueles que fazem uso da internet em suas compras cotidianas.

Transferência bancária

Nesse tipo de transferência o cliente envia o valor do produto de sua conta bancária para a do vendedor, oficializando, assim, o pagamento do item comercializado. Esse tipo de pagamento é vantajoso por ser debitado com agilidade, de modo simples e familiar aos consumidores.

Assim como o pagamento à vista, a transferência bancária também auxilia no combate à inadimplência e no controle do fluxo de caixa, visto que o pagamento é feito no momento da compra pelo consumidor.

Link para pagamento via redes sociais

As redes sociais oferecem diversas opções de negócios. Assim, é preciso que as empresas também se adaptem a essa realidade e ofereçam soluções de pagamento para seus clientes nesse meio.

Uma boa alternativa é enviar o link de pagamento pela própria rede social, possibilitando que o cliente concretize o negócio. Para isso, no entanto, é preciso um atendimento de qualidade, que responda às questões levantadas e auxilie os clientes originários desse ambiente de vendas com rapidez e eficiência.

Cheques pré-datados

Apesar de já não ser tão popular como antigamente, o cheque pré-datado ainda é uma opção muito usada no mercado brasileiro. Com ele o consumidor pode realizar a compra e adiar o pagamento para os meses seguintes. É possível, inclusive, dividir o valor em vários cheques a serem descontados em datas futuras previamente definidas.

Com a popularização do cartão de crédito e a acessibilidade de outros meios, muitos consumidores têm priorizado formas mais modernas de pagamento. Porém, o cheque ainda é uma solução para empresas menores, que ainda estão no início de suas atividades.

Empresas que utilizam o cheque pré-datado como forma de pagamento também devem fazer uma análise de riscos. Hoje existem softwares específicos que analisam o histórico do cliente para liberar (ou não) a aprovação do negócio, de maneira semelhante à aprovação do crediário ou do cartão.

Agora você conhece os principais tipos de meios de pagamento e pode analisar quais melhor se adaptam às necessidades e realidade da sua empresa, implementando os que forem vantajosos. Quanto mais opções puder ofertar aos clientes, mais chances terá de concretizar vendas. Portanto, é fundamental oferecer o máximo de informações aos consumidores.

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