Transformação digital para PME: como isso influencia sua empresa?

A transformação digital em PME, Pequena e Média Empresa, chegou aos poucos e hoje já transformou completamente a realidade das empresas. Você pode não ter reparado nessas mudanças, afinal, elas aconteceram de maneira muito natural.

A tecnologia trouxe otimizações às rotinas de trabalho e facilitou muito a forma como os negócios passaram a gerir informações. Tratando-se de operações financeiras, o desenvolvimento tornou tudo mais ágil, seguro e prático.

Em uma perspectiva mais geral, você consegue visualizar como a transformação digital gerou mudanças na sua empresa? Neste artigo, vamos trazer essa percepção e mostrar o quanto essa evolução impactou positivamente a rotina e as demandas das PMEs. Confira!

O que é e como iniciou a transformação digital

Muito se ouve falar em transformação digital em PME e como a nova era da tecnologia tem impactado as atividades nesses modelos de empresa.

Na prática, a transformação digital é um contexto resultante do desenvolvimento da tecnologia nos últimos anos. Com isso, surgiram sistemas, softwares e soluções diversas capazes de entregar tarefas de maneira rápida e prática, maximizando os resultados e automatizando processos — tudo em ambientes digitais.

Essa mudança trouxe a possibilidade de, cada vez mais, designar tarefas para sistemas digitalizados. Isso trouxe um ganho competitivo grande às PMEs, uma vez que elas puderam ter uma atuação mais estratégica, sem nem mesmo precisar de sedes físicas para atendimento.

O movimento de transição

Pontuar quando a transformação digital em PME começou não é tão simples, afinal, a tecnologia avança rapidamente sem dar notícias.

Quando percebemos, um novo modo de executar demandas e de lidar com informações já surgiu. Assim, o cotidiano da sociedade passou por muitas alterações.

A transformação digital é apenas fruto desse desenvolvimento de recursos e, principalmente, da maior segurança que sistemas têm oferecido.

Esse foi um ponto importante para ajudar a estabilizar esse desenvolvimento e dar às empresas a segurança de digitalizar toda a sua operação, sem que isso signifique riscos. Portanto, a digitalização de processos trouxe dinamismo, assertividade e modernização para PME.

Os traços que as mudanças causaram nas empresas

A transformação digital em PME pode ser vista de duas formas básicas: a mudança estrutural interna e, principalmente, a forma como as empresas passaram a atender seu público.

O modo como os serviços são prestados mudou, assim como a forma de interagir e se comunicar entre clientes e empresas.

Hoje, o consumidor não precisa mais de uma sede física de uma empresa para ter certeza de que lida com uma instituição sólida. Ele também não precisa mais ir ao banco realizar transações ou contratar algum serviço.

A era digital possibilita fazer tudo por meio de sistemas, aplicativos e, o mais importante, de qualquer lugar!

A seguir, entenda quais são os principais traços de mudança que a transformação digital em PME causou e como eles impactam o consumidor.

Relação entre empresas e clientes

A relação entre empresas e clientes mudou muito e ficou mais moderna. Hoje, o contato é mais atual, menos engessada e é desenvolvida para que o consumidor tenha seus desejos atendidos.

Isso representa maior preocupação por parte da empresa, já que os recursos digitais facilitam essa relação.

O atendimento também é feito por diversas plataformas e canais de comunicação, o que gera uma maior sensação de proximidade. A era digital reforçou essa ligação entre público e marca, trazendo ganhos significativos tanto para marca quanto para os clientes.

Fortalecimento dos serviços on-line

Recursos on-line já estão disponíveis há bastante tempo e não são novidades para o consumidor, no entanto, eles eram restritos às grandes empresas. Isso mudou e mesmo uma nova PME no mercado já é capaz de oferecer serviços on-line.

A transformação digital permitiu que esses recursos deixassem de ser opções, fortalecendo o hábito de usar o modo on-line para solucionar demandas.

Graças ao avanço dessas alternativas, cada vez mais o público tem aderido aos recursos digitais. Isso faz com que o on-line cresça frente ao off-line, especialmente no setor bancário.

Mudanças bancárias

As instituições financeiras como bancos e investidoras mudaram muito nos últimos anos. A transformação digital em PME abriu um novo mercado de empresas totalmente on-line, graças à evolução da tecnologia para fortalecer a segurança em operações bancárias.

Hoje, um empréstimo pode ser feito em poucos passos utilizando o app de um banco, por exemplo. A mesma plataforma também serve para uma transferência bancária ou para uma rápida checagem de extrato.

O que antes era muito mais associado a atividades presenciais, demoradas e burocráticas já é visto como tarefas rotineiras que podem ser feitas remotamente, graças ao avanço dos recursos digitais.

Os impactos positivos da transformação digital em PME

Para as PMEs, chegar à era digital foi uma ótima oportunidade de oferecer serviços amplos, mesmo com menos recursos econômicos.

Hoje, uma empresa de pequeno e médio porte é capaz de atender seu público e ter maior eficiência gerencial utilizando apenas sistemas que otimizem sua rotina.

A seguir, confira os impactos positivos internos e externos que as PMEs estão aproveitando!

Mobilidade para executar demandas

Essa é para os CEOs e gerentes! Eles têm muitas demandas importantes no cotidiano, mas, ao mesmo tempo, precisam estar em reuniões, visitas e sempre se movimentando.

Os sistemas mais avançados são adequados ao mobile, ou seja, permitem que essas pessoas tomem decisões importantes mesmo de longe, sem necessariamente estar dentro das sedes das empresas.

Gestão e controle otimizados

A gestão e o controle são outros dois pontos que aproveitam todos os avanços da era digital. Empresas têm maior capacidade de transformar suas atividades em dados e geri-los para ter uma atuação mais estratégica.

Esses resultados são colocados como base para que a gestão da companhia seja direcionada sempre da melhor forma.

Satisfação do cliente

A transformação digital em PME tem impacto direto no consumidor, graças à conveniência que as tecnologias entregam. Não precisar sair de casa para realizar uma transação bancária é um ganho e tanto.

No entanto, os serviços vão muito além disso e hoje, muita coisa pode ser feita com agilidade e, principalmente, segurança pelo cliente usando um simples app.

Atendimento amplo

O atendimento é um dos elementos de maior importância para as PMEs, uma vez que elas precisam cuidar bem da sua base de público.

O avanço dos recursos digitais permitiu que o atendimento seja feito de diversas formas, utilizando meios como redes sociais, chatbots, e-mail, telefone, app e outros. Isso representa desenvolvimento para a empresa e facilidade ao público.

A transformação digital em PME é a realidade atual das empresas e graças às evoluções tecnológicas elas estão cada vez mais prontas a entregar o melhor de seus produtos e serviços ao mercado e ao seu público.

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