vantagens do home office

Confira as 5 principais vantagens do home office para as empresas!

Há alguns anos, trabalhar de casa em tempo integral era algo inimaginável. Contudo, os avanços tecnológicos e outros fatores contribuíram para que esse regime se tornasse uma tendência em muitos segmentos do mercado. Naturalmente, isso só foi concretizado quando ficaram evidentes as diversas vantagens do home office.

Se você ainda tem dúvidas sobre adotar ou não essa modalidade no seu ambiente de trabalho, não se preocupe, pois chegou ao lugar certo! A seguir, apresentaremos os dados e as evidências que reforçam a tendência do home office e abordaremos as 5 principais vantagens para as empresas que adotam esse regime de trabalho. Então, não pare por aqui e faça uma boa leitura!

Por que o home office se tornou uma tendência mundial?

Embora tenha ganhado mais força nos últimos anos e só tenha se tornado possível graças ao acesso à internet, o regime de trabalho em home office não é uma invenção recente. 

Muitas startups e empresas inovadoras já adotavam essa alternativa para o ambiente de trabalho. Contudo, no Brasil, foi com a regulamentação da modalidade pela legislação trabalhista em 2017 que o home office passou a ser visto por companhias de diferentes segmentos como uma alternativa ao regime tradicional de trabalho in loco. 

Foi então que, em 2020, com a pandemia da Covid-19, muitas corporações encontraram no modelo a solução para manter o seu funcionamento. Com isso, a modalidade de trabalho a distância passou a ser mais aceita, tanto por empresas quanto pelos colaboradores, e hoje podemos afirmar que se trata de uma tendência mundial. 

Pesquisasindicam que 46% das empresas brasileiras adotaram em alguma medida o home office e que, ao menos, 30% deve mantê-lo mesmo após o fim da pandemia. Essa mudança de paradigma ajudou muitas organizações e diversos funcionários a entenderem que, atualmente, essa é uma modalidade perfeitamente viável e que proporciona diversas vantagens, o que nos leva ao próximo tópico!

Quais as vantagens do home office para as empresas?

Para acabar de vez com as dúvidas sobre as vantagens do home office, fizemos uma seleção e comentaremos brevemente as cinco que consideramos mais importantes para as empresas!

1. Redução de gastos

A redução de gastos e custos é, possivelmente, a vantagem mais importante do home office para as corporações. E isso é bem fácil de se perceber, pois, à medida que os funcionários não precisam se deslocar mais para o local de trabalho, a empresa não é obrigada a arcar com determinados custos, como vale-transporte e vale-alimentação. Além disso, os gastos com material de escritório, limpeza e contas de luz e água também são reduzidos. 

2. Aumento da produtividade

Ao contrário do que a intuição pode sugerir, o regime home office pode até mesmo aumentar a produtividade do trabalho. Entre os fatores que contribuem para isso, estão o conforto de trabalhar em casa em horário mais flexível e a diminuição de distrações com interrupções de colegas e ligações. Estudos indicam que grande parte dos trabalhadores sente que se concentram melhor ao trabalharem de forma remota.

3. Maior flexibilidade

Ter mais flexibilidade para fazer os seus próprios horários e distribuir as horas de produção em cada dia da semana também faz com que os funcionários apresentem um melhor desempenho. Isso reduz a frustração e os conflitos internos, melhorando o clima organizacional, o que também se reflete na produtividade.

4. Maior satisfação da equipe

As vantagens não se limitam às questões pertinentes para a empresa. Funcionários também respondem positivamente à possibilidade de trabalhar de forma remota.

Por isso, a satisfação da equipe também pode ser apontada como uma das vantagens do home office. Para os colaboradores, trabalhar em casa proporciona mais conforto e bem-estar. A possibilidade de estar mais próximo da família ou de poder trabalhar com mais privacidade também é apontada como um fator de motivação.

5. Menor impacto ambiental e social

Por fim, a desnecessidade de deslocamento dos funcionários para o local de trabalho também gera um impacto positivo no meio ambiente, já que issosignifica que haverá menos carros nas ruas e menos poluentes na atmosfera. A redução do consumo de energia e de água e da produção de lixo também é positiva do ponto de vista social e ambiental.

Esses são valores cada vez mais importantes para investidores, parceiros e clientes, haja vista que a preservação do ecossistema é uma preocupação crescente em todo o mundo.

Como visto, 2020 foi o ano em que ficou evidente que, além de oferecer vantagens para empresas e funcionários, o home office deve ser compreendido como uma necessidade para a evolução das relações de trabalho. Portanto, concluímos este conteúdo com a certeza de que se trata de uma tendência em crescimento e que, assim, deve permanecer nos próximos anos.

Se a sua empresa quer aproveitar as vantagens do home office, é preciso haver uma preparação adequada. Para isso, ter sistemas de gestão que integram as equipes por meio de softwares avançados é essencial. Então, aproveite para entrar em contato com a VanPix e conhecer as soluções ideais para implementar o regime na sua organização!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.