Veja 4 dicas de como fidelizar clientes no seu e-commerce

Como você já deve saber, conquistar um novo cliente é caro. Por isso, uma vez que ele faz a primeira compra com você, é preciso pensar em como fidelizar clientes. É assim que ele pagará seu custo de aquisição e gerará lucros para a sua empresa.

Além disso, um consumidor que volta a fazer uma segunda compra com você é um cliente satisfeito, o que é uma ótima notícia para o seu negócio. Isso aumenta exponencialmente as chances de ele indicar sua empresa para outras pessoas e cria um círculo virtuoso para a companhia.

Pensando nisso, elaboramos este post, no qual daremos 4 dicas de como fidelizar os clientes do seu e-commerce. Acompanhe!

1. Saiba quem são os seus clientes

Não é possível fidelizar um cliente sem saber quem ele é. Essa é uma regra básica. Para isso, você precisará de uma boa estratégia de CRM (Customer Relationship Management), ou, em português, de um gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Muita gente confunde isso com o software CRM, mas a estratégia vai muito além do software e diz respeito a todo o seu planejamento para se relacionar com a sua base de clientes: o que você fará se ele abandonar o carrinho, como você o atrairá para uma segunda compra, como descobrirá seus hábitos e gostos, quais as suas estratégias para aumentar o ticket médio etc.

Para isso, você precisa conhecê-lo profundamente e é claro que o software ajudará muito nisso.

2. Crie um programa de fidelidade

A ideia de um programa de fidelidade ficou muito atrelada às companhias aéreas, mas a verdade é que existem muitos formatos possíveis para isso. O objetivo, porém, é um só: fazer com que o cliente continue comprando com você.

É possível alcançar esse resultado de diversas maneiras, como:

  • estabelecendo um programa de pontos;
  • criando um sistema hierárquico de recompensas;
  • oferecendo serviços VIPs em troca do pagamento de uma taxa;
  • fazendo parcerias com outras empresas;
  • utilizando estratégias de gamificação;
  • oferecendo cupons de desconto para a próxima compra.

3. Fique atento aos concorrentes

Essa é uma dica que vale para tudo. Quem tem um negócio precisa estar sempre atento aos concorrentes, mas, quando se trata de fidelização, ela é ainda mais importante. Veja o que os concorrentes estão fazendo e o que está funcionando.

Não se esqueça de que o cliente é um só e que, se a concorrência consegue fidelizá-lo, as chances de você também conseguir são menores. Assim, determinadas questões, como frete grátis, descontos para a próxima compra e participação em programas de fidelidade ou de cashback, devem ser monitoradas de perto.

4. Invista em tecnologia

Quem tem um e-commerce já tem a tecnologia a seu lado. Com ela, é possível conhecer a fundo o seu cliente: como ele chegou ao seu site, que caminho percorreu, quais produtos viu e em qual página ele saiu. Assim, use todo esse conhecimento a seu favor.

Invista em marketing digital, utilizando estratégias de remarketing e retargeting e faça bom uso de tudo o que o mundo digital oferece, como e-mail marketing (não, ele não morreu e continua muito eficiente, quando bem utilizado), anúncios no Google e redes sociais.

Agora, você já sabe como fidelizar clientes em seu e-commerce e pode usar nossas dicas para repensar suas estratégias de retenção e fidelização. Lembre-se sempre de que um cliente satisfeito e fidelizado é a melhor propaganda com a qual a sua marca pode contar.

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