Veja 7 razões para colocar a cobrança via boleto bancário em prática

Você ainda não utiliza a cobrança via boleto bancário em sua empresa? Essa é uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores e aceitas pelas empresas no Brasil. A emissão de boletos está cada dia mais fácil. O seu gerenciamento pode ser feito com a ajuda de um bom sistema de gestão financeira.

Quer oferecer mais uma opção de pagamento aos seus clientes, mas ainda tem dúvidas sobre as vantagens dessa solução? Então, este artigo foi feito para você! Confira os motivos que selecionamos!

1. A cobrança via boleto bancário é mais segura

As vendas online cresceram exponencialmente nos últimos anos, e a tendência é que esse cenário continue sendo de expansão. Contudo, muitas pessoas ainda têm o receio de fornecer as suas informações pessoais no momento da compra. Por isso, elas evitam o uso do cartão de crédito.

Nesses casos, a cobrança via boleto bancário é a melhor solução para não perder a venda. Dessa forma, o consumidor só precisa informar o seu CPF, para o registro do boleto na rede bancária. É uma alternativa mais segura e confiável que atende até mesmo os clientes mais cautelosos.

2. O boleto permite mais flexibilidade nas negociações

Em muitos casos, a empresa não consegue negociar prazos mais flexíveis para o pagamento de suas vendas. As limitações podem estar na data de fechamento do cartão de crédito do cliente ou mesmo em uma determinação de datas específicas que ajudem na gestão do setor financeiro.

Com o boleto bancários, caso o cliente não possa pagar na data inicialmente acordada, é possível emitir uma nova via, com a nova data, os valores reajustados, além dos acréscimos de multa e juros. É uma forma de atender às necessidades pontuais dos clientes de forma justa e eficiente.

3. As taxas do boleto são menores

Sempre que pensamos na cobrança via boleto bancário, a primeira comparação que se faz é com os cartões de crédito e débito. As taxas cobradas pela rede bancária para o recebimento dessas formas de pagamentos são bem altas, podendo chegar até 5% do valor da compra.

Nos boletos, o valor cobrado é por emissão ou por compensação, de acordo com a plataforma utilizada. Sendo assim, as somas finais são bem menores, principalmente para empresas com ticket médio mais alto. A margem de lucro das vendas fica menos prejudicada e isso ajuda na saúde financeira do negócio.

4. A cobrança por meio de boleto melhora o fluxo de caixa

Outro ponto de diferença entre o boleto bancário e os cartões é no repasse do valor após o pagamento. Enquanto os valores dos cartões de crédito, em geral, levam 30 dias para serem transferidos para a conta da empresa, o boleto cai em até 3 dias úteis.

Isso ajuda a movimentar mais o fluxo de caixa e a manter o planejamento financeiro em dia. Sem falar que o valor líquido que entra na conta é maior, pois o desconto das taxas de administração é bem menor, principalmente em montantes mais altos.

5. A economia nas taxas ajuda a oferecer descontos melhores

Ainda falando sobre a economia nos custos de emissão de boletos bancários, essa forma de pagamento permite que a sua empresa ofereça descontos mais atrativos aos clientes que optam por ele. A prática geral do mercado é oferecer 5% ou 10% de abate no preço.

Isso é possível por causa da diferença percebida tanto nas taxas dos cartões quanto no tempo de compensação. Os 30 dias de espera poderiam ser mais bem aproveitados em uma conta de investimento ou no pagamento antecipado de algum fornecedor que ofereça uma condição diferenciada. É uma forma de estimular a venda e agilizar o recebimento dos valores.

6. O boleto bancário é mais fácil e acessível aos clientes

Até aqui, falamos sobre cenários em que os clientes podem escolher entre diferentes formas de pagamento. Mas é preciso lembrar que nem todos têm um cartão de crédito disponível para realizar as suas compras. Muitas vezes, o comprador apenas não se adaptou a essa alternativa e tem preferência pelo dinheiro, cheque ou boleto.

Dentre essas opções, a cobrança via boleto bancário é a mais segura para ambas as partes. O cliente não precisa ficar se deslocando com dinheiro em sua bolsa, colocando-se em risco de ser assaltado, enquanto o lojista tem um compromisso de pagamento que o permite, até mesmo, protestar em caso de inadimplência.

7. A cobrança via boleto bancário é facilmente gerenciada

Antigamente, os pagamentos em boletos e carnês eram mais difíceis de serem administrados. Afinal, tudo era controlado fisicamente e as conferências podiam se tornar bastante exaustivas. Hoje em dia, com todas as evoluções da tecnologia, os boletos sequer precisam ser impressos. Os clientes fazem os seus pagamentos até pelo celular.

Do lado da empresa, o gerenciamento é muito mais fácil. Com a ajuda de um bom sistema de gestão financeira, as transações são acompanhadas de forma simples, prática e rápida. Com poucos cliques, é possível realizar transferências, fazer pagamentos e conferir as entradas e saídas do dia.

Entretanto, é importante ressaltar que a escolha da plataforma certa é fundamental para evitar dores de cabeça. Priorize soluções multibancos, que permitam a gestão centralizada de todos os serviços bancários e que facilitem a rotina da sua equipe financeira. Além disso, certifique-se de que ele gere relatórios gerenciais mais completos, que auxiliem na parte estratégica do negócio.

Como você pôde perceber, a cobrança via boleto bancário é bastante vantajosa para PMEs. É uma forma de oferecer mais opções de pagamento aos clientes, ao mesmo tempo em que contribui para melhorias na gestão financeira e no fluxo de caixa da empresa. Somando essa iniciativa a uma boa plataforma de gerenciamento, o seu negócio pode entrar em uma nova fase de crescimento e fortalecimento. Então, não deixe para depois. Adote o boleto bancário o quanto antes e comece a colher os bons resultados!

Depois de ler todas essas vantagens, o próximo passo é começar a implementar as mudanças. Quer melhorar a gestão financeira da sua empresa? Conte com a VanPix! Entre em contato e conheça as nossas soluções!

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