Veja como realizar o controle de indicadores da empresa

Você sabe como avaliar se o seu negócio está saudável, com boas perspectivas e caminhando bem em direção às metas estabelecidas? O controle de indicadores da empresa é a melhor forma de acompanhar esse desempenho e compreender o desenvolvimento da companhia.

Uma boa gestão desses resultados depende, primeiramente, da definição de indicadores realmente relevantes ao negócio. A partir disso, o acompanhamento será realmente estratégico, ou seja, será observado o que realmente importa para a empresa. Há também boas práticas para acompanhar os indicadores e gerenciar informações adequadamente.

Neste post vamos mostrar como sua empresa pode fazer uma boa gestão de indicadores! Saiba como conduzir esse processo a seguir.

Como estabelecer os indicadores da sua empresa?

Cada PME tem uma realidade e objetivos em curto, médio e longo prazo. Dentro desse cenário, há metas que também precisam ser alcançadas e, nesse processo, há maneiras de acompanhar o quão perto a empresa está disso. Todos os desempenhos e resultados do negócio geram métricas que podem ser observadas.

Alguns desses números são fundamentais e precisam ser acompanhados sempre — nesse caso, eles serão os indicadores de performance (KPI). Por meio deles, é possível entender como a empresa está se desenvolvendo. Naturalmente, para cada empresa há indicadores mais importantes, já que isso se relaciona com os objetivos do negócio.

Para estabelecer seus próprios indicadores, é necessário que você entenda primeiro o seu negócio, considerando seus os objetivos. A partir disso, você saberá quais métricas precisa analisar e ficar de olho.

Avalie o cenário da empresa

Em qual estágio sua empresa se encontra no momento atual? Existem diferentes estágios, independentemente se ela é recente ou já está há anos no mercado. Esse cenário é justamente o que vai chamar atenção para indicadores específicos, ou seja, que tenham impacto no momento que o negócio vive e, principalmente, com os objetivos pretendidos.

Se a sua empresa acaba de lançar um produto no mercado, o resultado de adesão dessa ideia é o que vai interessar, por exemplo. Nesse caso, indicadores relacionados às vendas podem ser interessantes, assim como aqueles de visitas à página no produto, em caso de e-commerces.

É sempre necessário avaliar o cenário atual da empresa. Indicadores podem ou não ser fixos e devem sempre ser pensados de acordo com a necessidade do negócio em diferentes momentos.

Defina os KPIs condizentes aos objetivos do negócio

Os objetivos do negócio também vão influenciar na necessidade de controle de indicadores da empresa. Em cada momento essas perspectivas mudam, ou seja, o acompanhamento das métricas precisa acompanhar essas mudanças. Ao definir KPIs, é preciso pensar de forma estratégica, afinal, eles serão o suporte para analisar como está o desenvolvimento das atividades dentro do panorama das metas.

Se a sua empresa quer aumentar o alcance do público, as métricas observadas precisam ter relação com essa meta e realmente entregar possibilidade de constatação diante delas. Dessa maneira, os KPIs estabelecidos devem estar condizentes com esse objetivo atual do negócio.

Partir desse princípio do objetivo da empresa é o que possibilita a escolha dos melhores KPIs possíveis. Eles darão o suporte necessário para acompanhar de perto o resultado do trabalho em prol das metas.

Determine a quantidade adequada de indicadores

Indicadores são importantes, mas também devem ser pensados de maneira inteligente. Do que adiantaria ter uma série de KPIs diferentes para acompanhar, se nem todos eles são realmente estratégicos? Vale considerar apenas aqueles que trazem constatações realmente importantes.

O trabalho com métricas não se resume apenas a ter números para gerar relatórios. É preciso observar o que esses resultados realmente significam à empresa. Essa visão analítica é o que vai permitir como as métricas estão traduzindo diversas questões ligadas ao mercado, ao relacionamento com o público, à eficácia das campanhas de marketing e vendas, e muitos outros pontos.

Portanto, o controle de indicadores da empresa também deve limitar o número de KPIs, dando foco apenas àqueles que realmente são importantes.

Como fazer o acompanhamento correto dos indicadores?

O controle de indicadores da empresa precisa ser feito da maneira certa. A organização, a análise periódica e o uso das ferramentas indicadas são indispensáveis para conseguir os melhores resultados. A seguir, veja como fazer um bom acompanhamento e entenda os efeitos positivos que isso gera.

Defina períodos para analisar os KPIs

Os KPIs podem ser muito eficientes desde que a observação deles seja feita dentro de um período realmente relevante. É natural que a variação aconteça com mais duas dentro desse cálculo, então não é vantajoso e realmente efetivo checar esses indicadores diariamente, por exemplo. Esse caso pode ser uma exceção em períodos específicos, como em semana de Black Friday.

É importante que sejam definidos os intervalos para analisar os KPIs, e então realmente poder avaliar variações concretas desses números. Cada empresa terá uma necessidade específica ligada às características do seu negócio e também ao próprio KPI. Observe isso para estabelecer o melhor período de análise.

Utilize relatórios de métricas

As métricas serão muito importantes e estratégicas para empresas quando forem compiladas e inseridas em relatórios. Materiais desse tipo proporcionam uma perspectiva mais ampla do negócio, reunindo diversos números de diferentes origens e que ajudam a captar percepções estratégicas realmente importantes.

Esses relatórios servirão como fonte para a observação de diversos setores e atividades da empresa. Na hora de tomar decisões importantes, materiais como esse são uma excelente base, já que reúnem métricas variadas e analisadas de maneira mais profunda.

Use sistemas que centralizem as informações da empresa

O controle de indicadores da empresa pode ser muito facilitado se o seu negócio faz uso de plataformas que automatizem a coleta e o gerenciamento dos KPIs. Esses sistemas criam dashboards personalizáveis para que o colaborador tenha sempre os resultados atualizados. Isso ajuda principalmente no controle de indicadores financeiros, algo tão importante para pequenos e médios empresários.

No caso das finanças, já há no mercado soluções voltadas para o controle do fluxo de caixa, o que ajuda a entender, além da movimentação financeira, os resultados contábeis das empresas. Já imaginou o quanto de segurança e equilíbrio isso traria para o seu negócio?

O controle de indicadores da empresa é fundamental, já que tem grande papel estratégico em toda a gestão. Agora você já sabe quais KPIs acompanhar e como estabelecer as métricas mais importantes!

A VanPix pode ajudar seu negócio com um sistema desse tipo. Que tal testar nosso produto?

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.